Ontem publicamos um artigo sobre Android revela nova identidade global. No entanto, muita gente, especialmente os fãs ficaram um pouco triste com toda a mudança. Com isso, o Android Q que teria algum codinome de sobremesa, não terá mais, será chamado de tão somente Android 10.
Parece que o tempo do Google usando nome de doces acabou. Sydney Thomashow, líder de marca e criatividade do Google para Android, disse ao Android Authority em um bate-papo exclusivo que o motivo da atualização do Android é que a empresa queria que a marca Android fosse mais inclusiva e reconhecível para um público mundial.
Mas, em contra partida, o abandono dos nomes de doces pode atrapalhar, e muito, o anseio do reconhecimento mundial de nomes. Com isso, nomes como KitKat e Nougat não são reconhecidos em muitos mercados no mundo. E com isso, a decisão foi mesmo abandonar tais nomes e usar tão somente números.
Um pouco de história do Android
Para quem não acompanhou, a primeira versão do Android a utilizar nome de sobremesa foi o 1.5, que seria o Cupcake. Até hoje ninguém sabe o motivo da temática de doces. Mas, o Google, diz que os nomes calóricos são uma forma de dizer que os dispositivos tornam nossas vidas tão doces, e que por isso cada versão do Android recebia o nome de sobremesa.
A primeira versão com apelido açucarado, chegou em abril de 2009 e a última foi em agosto de 2018 com o lançamento do Android 9. No entanto, a versão 10 ou o Android Q, não terá nenhum apelido calórico.
O Android Q fez muitos fãs acreditar que ele seria o Quiche, mas na verdade o Q seria apenas para seguir a ordem alfabética que a empresa já tinha como um padrão. O Google sempre escolhia um novo nome de doce de acordo com a letra da versão.
O Android pode voltar a usar o nomes de doces?
É pouco provável, mas se alguma coisa for mudar novamente, isso deve ocorrer em 2020 com o Android 11 ou Android R. E com isso, nomes como Raspberry Ripple, pode ser uma boa pedida. Este é o novo momento Android.
Algumas empresas como a Apple já lança suas versões do iOS com número e nome, mas nada muito doce. Já a Microsoft, também fazia uso de apelidos, mas em suas últimas versões do Windows, ele foi chamado tão somente por números como 7, 10, abandonando os nomes Millenium, XP e Vista.
Com isso, estamos vendo o Google gerar um grande esforço para tornar a marca Android cada vez mais forte e sólida, mas o saudosismo dos fãs que usam o sistema a muito tempo, devem estar lamentando a brincadeira que era bem divertida e única.