O Google anunciou aos desenvolvedores de terceiros que o Android está trabalhando em um novo recurso que permitiria o arquivamento de aplicativos. Apesar de não revelar uma data para lançamento deste recurso, o Google começou a preparar as bases para a adoção do desenvolvedor.
Esse novo recurso de arquivamento de aplicativos é apresentado como uma alternativa à desinstalação completa de aplicativos e apontado como ajudando os usuários a “recuperar ~ 60% do armazenamento de aplicativos temporariamente removendo partes do aplicativo”.
A dinâmica é simples: os aplicativos arquivados permanecerão no dispositivo e podem ser facilmente reativados “para a versão compatível mais recente disponível, preservando os dados do usuário”. Ou seja, você não precisará desinstalar os seus aplicativos quando precisar de um pouco nais de espaço em seu dispositivo.
O recurso de arquivamento de aplicativos no Android
Como já citamos, o recurso é simples, mas muito funcional. Podemos dizer que, facilitará a vida dos usuários que contam com pouca memória em seus aparelhos. Além disso, o Google diz que “os desenvolvedores podem se beneficiar de menos desinstalações e atrito substancialmente menor para retomar seus aplicativos favoritos”.
Isso será possível graças ao novo formato “APKs arquivados”, que o Google começará a gerar para aplicativos criados com o Android Gradle Plugin 7.3. “Muito pequeno” em tamanho, ele “preservará os dados do usuário até que o aplicativo seja restaurado”. Os desenvolvedores devem estar atentos à próxima versão do Bundletool 1.10.
A empresa deve lançar a novidade junto com o Android 13, no final do ano. “Embora comecemos a criar APKs arquivados agora, eles não funcionarão até que a funcionalidade de arquivamento seja lançada para os consumidores no final do ano”.
Junto com esse recurso, o Android deve adicionar muitos outros. Entretanto, esse talvez seja um dos mais funcionais e aguardados pelos usuários que dispões de pouco espaço de armazenamento e, precisam desinstalar apps sempre que precisam de mais espaço.
Desativação do novo recurso
Os desenvolvedores poderão “desativar totalmente a geração de APKs arquivados”, enquanto o formato pode ser inspecionado por meio da API de APKs gerados ou com o App Bundle Explorer no Play Console. O Google diz que “outras lojas de aplicativos também podem se beneficiar disso”.
As próximas semanas, certamente, trarão mais detalhes sobre o arquivamento de aplicativos. Este pode ser um recurso que coincide com o lançamento do Android 13. Assim, talvez ele apareça em uma das versões anteriores a versão final.
Via: 9to5Google