Esta semana faz um ano que o Qt 5.15.3 LTS foi lançado com mais de 200 correções de bugs. Este é um importante kit de ferramentas usado principalmente pelo KDE. No entanto, naquela oportunidade, esse lançamento de suporte de longo prazo foi feito apenas com a versão comercial. Hoje, porém, a The Qt Company disponibilizou uma versão de código aberto das alterações do Qt 5.15.3. Então, antes apenas disponível na versão comercial, o Qt 5.15.3 LTS agora está como código aberto.
De acordo com os planos da The Qt Company de mover os lançamentos pontuais do Qt LTS mais tarde para serem apenas para clientes comerciais, o Qt 5.15.3 LTS deu início a esse esforço para aumentar suas vendas. Infelizmente, isso deixou os usuários de desktop Linux de código aberto no escuro. Especialmente para aqueles que não são clientes comerciais do Qt e em um momento em que o suporte ao Qt6 no ano passado tinha muito a desejar. Isso por conta de vários módulos não portados na época e outros problemas.
Antes apenas disponível na versão comercial, o Qt 5.15.3 LTS agora está como código aberto
Agora como parte da KDE Free Qt Foundation, faltando apenas um dia para se completasse um ano desde que o Qt 5.15.3 LTS saiu para clientes comerciais, a The Qt Company publicou uma versão de código aberto disponível gratuitamente desse lançamento pontual.
A versão open-source do Qt 5.15.3 do anúncio de hoje vem com os pacotes fonte disponíveis para download e um novo branch Git “v5.15.3-lts-lgpl”. Essa tag do Git foi feita em novembro. No entanto, apenas divulgada publicamente e anunciada hoje.
Enquanto isso, o Qt 5.15.8 LTS é o mais recente lançamento comercial. Sendo assim, então, parece que vamos esperar um pouco mais antes que os novos lançamentos pontuais de código aberto estejam finalmente disponíveis. Deste modo, a v5.15.8 só será de código aberto agora no próximo Janeiro.
Sobre a KDE Free Qt Foundation
A KDE Free Qt Foundation é uma organização com o objetivo de garantir a disponibilidade do kit de ferramentas Qt.
- para o desenvolvimento de Software Livre e
- em particular para o desenvolvimento do software KDE.
A Fundação tem acordos de licença com The Qt Company, Digia e Nokia. Os acordos garantem que o Qt continuará disponível como Software Livre. Caso a The Qt Company descontinue o desenvolvimento do Qt Free Edition sob as licenças exigidas, então a Fundação tem o direito de liberar o Qt sob uma licença estilo BSD ou sob outras licenças de código aberto. Os acordos permanecem válidos em caso de aquisição, fusão ou falência.
Via Phoronix