Com o objetivo de tornar a linguagem de programação Rust mais adequada para softwares críticos de segurança, como automóveis, aviação e outras indústrias, o Consórcio Rust Crítico de Segurança foi anunciado.
“A Rust Foundation, AdaCore, Arm, Ferrous Systems, OxidOS, HighTec EDV-Systeme GmbH, TrustInSoft, Veecle e Woven by Toyota formaram um novo grupo dedicado ao uso responsável do Rust em software crítico de segurança.”
Anunciado o consórcio Rust voltado para segurança
O Safety-Critical Rust Consortium é apoiado pela Rust Foundation e visa promover o uso responsável da linguagem de programação Rust dentro de softwares críticos de segurança. Este novo consórcio da indústria é apoiado por membros iniciais, incluindo The Rust Foundation, AdaCore, Arm, Ferrous Systems, HighTec EDV-Systeme GmbH, Lynx Software Technologies, OxidOS, TECHFUND, TrustInSoft, Veecle e Woven by Toyota.
Uma carta pública e metas para o projeto ainda estão sendo estabelecidas. O consórcio pode trabalhar em diretrizes, linters, bibliotecas, ferramentas de análise estática, subconjuntos de linguagem e outras atividades para melhorar as perspectivas do Rust dentro de sistemas críticos de segurança.
Um ambiente enferrujado e crítico de segurança em Chernobyl…
O consórcio está apenas começando a sair do papel agora e, portanto, sem entregas hoje, mas simplesmente anunciando a formação desse novo esforço por um grupo de organizações relevantes interessadas em sistemas críticos de segurança. Do anúncio de hoje:
O que é “safety-critical”? Rust já é seguro!
A segurança da linguagem de programação refere-se à capacidade de uma linguagem de evitar erros ou comportamentos indefinidos em tempo de compilação ou tempo de execução. Por outro lado, “segurança crítica” refere-se à capacidade de um sistema de operar sem causar acidentes ou falhas catastróficas que resultarão em danos a pessoas, propriedades ou ao meio ambiente. Assim, enquanto os sistemas críticos de segurança dependem de linguagens que enfatizam a segurança e proteção, como Rust, as ferramentas de programação são apenas um componente da estratégia geral.
Quais setores são considerados críticos para a segurança?
As indústrias que estão particularmente preocupadas com a segurança funcional incluem transporte (como automotivo, aviação, espaço), energia, ciências da vida e muito mais. Devido aos seus potenciais impactos, essas indústrias são frequentemente regulamentadas, têm considerações de responsabilidade e são guiadas por normas como IEC 61508, ISO 26262, IEC 62304 e DO-178C.
Essas indústrias têm décadas de experiência no fornecimento de produtos, aprendendo com a iteração com base no feedback do mundo real e melhorando os processos. Um ecossistema de ferramentas e fornecedores de ferramentas evoluiu, e as melhores práticas foram aprendidas para criar uma cultura de segurança em torno das ferramentas.
Saiba mais através do anúncio no blog da Rust Foundation.