A tecnologia tem avançado rapidamente e com elea, crescem os ataques cibernéticos. Assim, se torna cada vez mais imprescindível proteger seu celular, internet, computador. Uma das formas de verificar isso é por meio da chamada Application Programming Interfaces, API, um método padrão para melhorar, integrar e compartilhar dados por meio de serviços online. Veja as APIs mais populares de segurança cibernética para 2020
Os serviços de API mudaram completamente e evoluíram. De moedas digitais a carteiras de pagamento, sites de comércio eletrônico e redes sociais – as APIs estão disponíveis para qualquer coisa. Além disso, existem dois tipos de APIs: vermelha e azul – responsáveis por impulsionar o mercado de segurança cibernética.
A seguir, veja as APIs segurança cibernética.
Google Safe Browsing API
O Safe Browsing é o programa de segurança cibernética altamente respeitado do Google que ajuda a proteger os usuários contra o acesso a domínios de phishing, sites desafiadores e páginas da Web infectadas por malware e vírus.
Você pode testar automaticamente as páginas no banco de dados do Safe Browsing usando a API, permitindo detectar o tipo de ameaça que afeta uma página da Web. Isso é útil para avisar os usuários antes de entrar em qualquer site perigoso e evitar o compartilhamento de links infectados na sua própria empresa.
Recursos:
- API de pesquisa: é útil para verificar instantaneamente o status de uma URL;
- API de atualização: permite que aplicativos clientes baixem listas de Navegação segura para verificações de URL;
- Bancos de dados locais: permite baixar e usar bancos de dados de URL locais na verificação inicial;
- Armazenamento em cache: uma ferramenta útil para evitar perguntas indesejadas e acelerar sua resposta final às solicitações dos clientes;
- Compactação: permite reservar largura de banda enquanto gera consultas na API SafeBrowsing.
- Metadados: ajuda na identificação dos tipos de ameaças. Também permite configurar várias formas de avisos edificadores sempre que um URL malicioso for encontrado.
API do Quttera
O Quttera está entre os scanners de malware mais populares do mundo. Isso oferece uma maneira mais simples e rápida de descobrir se seu site está infectado com malware ou vírus aleatórios. Usando a API deles, você pode integrar sua poderosa capacidade de verificar e monitorar malware na camada de aplicativos.
Recursos:
- Resultados de verificação detalhados;
- Monitoramento e verificação proativos;
- Executar e hospedar na nuvem;
- Capacidade de verificar a URL de outros sites no banco de dados;
- Multithreading incorporado para maior velocidade de digitalização;
- Integrações: API REST retornando respostas baseadas em XML, JSON e YAML.
API GreyNoise
Pesquisadores de segurança, assim como entidades públicas e privadas, usam o GreyNoise para analisar dados relacionados à segurança da Internet. O sistema é especializado em coletar e analisar dados de vários scanners, incluindo o Shodan.io, e colocado em vários data centers no mundo por seus próprios scanners de rede.
API da Cloudflare
Tendo em mente a tremenda influência da Cloudflare no setor de segurança cibernética, é difícil criar uma lista de APIs de segurança cibernética sem incluir as deles. Como você deve saber, o Cloudflare é um serviço baseado em proxy que permite melhorar a eficiência do site da empresa e a proteção do dispositivo, simplesmente alterando os servidores de nomes de domínio.
A proteção de domínio e DNS, criptografia SSL, VPN e soluções anti-DDOS bem-sucedidas concentram-se em poderosos DNS de ponta e firewalls de aplicativos da web (WAF).
Recursos:
- Gerenciar contas de usuário, funções, membros e assinaturas;
- Gerenciamento de firewall DNS;
- Ajustar as configurações do AntiDDoS;
- Gerenciamento SSL;
- Ajustar o nível de segurança da conta;
- Configuração do limite de taxa;
- Configuração de regra WAF;
- Definir filtros personalizados.
API AlienVault
O AlienVault é uma das empresas de inteligência de ameaças mais utilizadas atualmente pelos pesquisadores de segurança. Seu serviço de API fornece acesso direto do OTX a toda a inteligência de ameaças críticas, para que você possa integrar todos os recursos a seus aplicativos online.
A API AlienVault OTX faz parte do projeto AlienVault e permite identificar ameaças que ameaçam seu ambiente com os indicadores regulares de ameaças modificados.
Recursos:
- Suporte para solicitações de API HTTP antiquadas, como o uso de curl;
- Suporte para agentes de conexão direta;
- Identifica facilmente pontos finais comprometidos;
- SDKs do DirectConnect (Python, Java, Go);
- Milhares de exemplos de uso de API live;
- Inclui mais de 19 milhões de indicadores de ameaças.
Portanto, estas são algumas das principais APIs segurança cibernética em uma lista elaborada pelo site Latest Hackin News.