Enquanto a Cortana está evoluindo e veio para ficar, não é segredo que a maioria das pessoas prefere o Google Assistente, Siri e até o Amazon Alexa em vez do assistente digital da Microsoft. E, agora, a Microsoft resolveu retirar a Cortana do Android e do iOS.
Cortana no Android e no iOS
O assistente digital da Microsoft, Cortana, foi apresentado pela primeira vez com Windows Phones e, mais tarde, no Android e iOS. A Microsoft até ofereceu o Cortana em seu Microsoft Launcher, mas decidiu remover todas as integrações centradas no consumidor após se concentrar em clientes corporativos.
Devido a isso, o Microsoft Cortana para Android e iOS nunca decolou com usuários móveis. Embora não saibamos quantos usuários o instalaram no iOS, o Google Play mostra apenas cerca de 1 milhão de usuários que o instalaram em dispositivos Android.
Por outro lado, a assistente digital da Amazon, Alexa, possui mais de 50 milhões de downloads no Google Play. Assim, observando os números, ao que parece, a Microsoft anunciou em julho de 2020 que descontinuaria o aplicativo Cortana para dispositivos móveis.
A Microsoft confirmou ontem que encerrou oficialmente o suporte para Cortana. Isso no celular. Assim, os aplicativos deixarão de funcionar após 31 de março de 2021. Ou seja, a empresa cumpriu sua promessa de encerramento do app para o Android e iOS, o que já não era novidade.
“Conforme anunciamos em julho, em breve encerraremos o suporte para o aplicativo Cortana no Android e iOS, pois a Cortana continua sua evolução como assistente de produtividade”, observou a Microsoft em um documento de suporte.
Se você usa a Cortana e criou lembretes e listas, a Microsoft diz que você ainda pode acessar esses conteúdos por meio da Cortana no Windows. Você também pode usar o Microsoft To-Do, que armazena automaticamente lembretes, listas e tarefas da Cortana. Então, pelo menos por agora, você não precisa se preocupar com o encerramento do serviço no seu dispositivo móvel. Apesar de ser menos cômodo, você ainda pode acessá-lo pelo PC.
Cortana continua com suporte no Windows 10
Para o Windows 10, a Microsoft prometeu que a Cortana ainda receberá novos recursos e ficará melhor com atualizações regulares por meio da Microsoft Store. Então talvez alguma novidade venha por aí.
Por exemplo, nas compilações de visualização, a Microsoft já está testando um novo recurso que permitirá aos usuários usar a Cortana para pesquisar arquivos compartilhando partes de nomes de arquivo, nomes de autor e tipo de arquivo. Esperamos ainda mais novidades do aplicativo Cortana.