A Apple está se preparando para revelar seus novos modelos de iPad e muitos rumores têm surgido. Evidências apontam, inclusive, que a Apple está trazendo um chipset poderoso para a família mais recente do iPad. Ele será baseado no chipset Apple M1 que está presente nos mais recentes laptops MacBook e desktop Mac mini. O M1 é o primeiro chipset baseado em ARM para computadores Mac e vem quebrando recordes em termos de desempenho e eficiência de energia. Agora, a Apple está preparando uma nova variante batizada de Apple A14x para iPads.
O Apple A14x
Os rumores sobre o novo chip A14x da Apple ganharam substância quando o 9to5Mac relatou sobre evidências encontradas no quinto iOS 14.5 beta. A GPU do SoC é mencionada como 13G na versão beta, que segue o esquema de codinome do chip usual da Apple. Além disso, a versão beta revelou os codinomes para quatro novos modelos de iPad: J517, J518, J522 e J523.
Curiosamente, a evidência encontrada no iOS 14.5 sugere um lançamento iminente para a nova série iPad Pro. Afinal, se os dispositivos estavam planejados para chegar no final deste ano, a empresa esperaria até o iOS 15 para adicionar suporte para o novo chip. Além disso, a empresa não lançou uma nova versão do Xcode beta desde 2 de março de 2021. Isso é algo que a empresa faz quando está preparando um novo hardware que precisa permanecer em segredo até o anúncio oficial.
O novo chipset pode trazer um desempenho semelhante ao do MacBook para a série do iPad. Além disso, deve permitir que os usuários realizem algumas tarefas que não eram capazes em um iPad. Afinal, a Apple está trabalhando para garantir uma compatibilidade cruzada entre os aplicativos iOS/iPadOS e macOS desde a introdução de seus chips baseados em ARM.
Além disso, ao que parece, os novos iPads também serão muito poderosas para jogos. Esperamos que mais detalhes continuem aparecendo, já que os rumores sugerem um lançamento em abril.