Os chipsets da Qualcomm são utilizados por várias empresas de smartphones Android. O recentemente lançado Snapdragon 8 Gen 3 chegou às manchetes pela melhoria em relação ao seu antecessor,, oferecendo um aumento de 18% no desempenho de núcleo único e 40% de melhoria no desempenho de vários núcleos em comparação com o Snapdragon 8 Gen 2. Mas, será que o Snapdragon 8 Gen 3 supera o chip A17 Pro da Apple? Vamos descobrir.
Mesmo que o Snapdragon 8 Gen 3 seja fabricado em um processo de fabricação mais antigo, ele ainda supera o Apple A17 Pro em termos de desempenho multi-core. Porém, o novo chipset da Qualcomm deixa a desejar em um critério importante: a duração da bateria.
Novo teste de bateria mostra que Apple A17 é mais eficiente que Snapdragon 8 Gen 3
O teste de bateria realizado pelo Gizchina coloca alguns dispositivos principais um contra o outro. Mas entre todos os aparelhos, os dois modelos que estão em foco são o Xiaomi 14 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Ambos equipam os melhores chipsets móveis da categoria. Esses são o Snapdragon 8 Gen 3 e o Apple A17 Pro, respectivamente.
Ambos os dispositivos são mantidos a uma taxa de atualização de 120 Hz para tornar o teste de bateria justo. Porém, deve-se destacar que ambos os dispositivos possuem o recurso de resolução dinâmica, que os usuários não podem ajustar. Outra coisa a notar é que o Xiaomi 14 Pro com o Snapdragon 8 Gen 3 tem uma bateria de maior capacidade.
O dispositivo equipado com Snapdragon 8 Gen 3 possui uma célula de 4880mAh. Em comparação, o smartphone equipado com Apple A17 Pro possui uma célula de 4441mAH. Mas mesmo que o Xiaomi 14 Pro tenha uma bateria maior, ele perde para o Apple iPhone 15 Pro no teste de bateria.
Como você pode ver no vídeo acima, o Xiaomi 14 Pro durou 10 horas e 24 minutos. Por outro lado, o Apple iPhone 15 Pro durou 11 horas e 54 minutos. Isso significa que o smartphone equipado com Snapdragon 8 Gen 3 perdeu para o smartphone equipado com Apple A17 Pro por 1 hora e 30 minutos.
Isso fez com que o Xiaomi 14 Pro alcançasse o segundo lugar no teste. Por outro lado, o Apple iPhone 15 Pro garantiu a primeira posição.
O que significa isso?
Com base nos testes, fica bastante claro que o Snapdragon 8 Gen 3 não é tão eficiente quanto o Apple A17 Pro. E isso mostra que a Qualcomm teve que fazer seu SoC mais recente funcionar com maior potência para obter melhor desempenho geral. Essa operação de alta potência pode ser a razão pela qual ele não conseguiu vencer o Apple A17 Pro no teste de bateria.
Mas a diferença entre o Apple 15 Pro Max e o Xiaomi 14 Pro não é muito significativa. E 10 horas e 54 minutos em um teste como este não é nada ruim. Portanto, só porque está na segunda posição, não significa que você não obterá um bom desempenho de bateria na vida real.