As senhas, apesar de muito necessárias, são bem incômodas. Isso porque precisamos de muitas delas para garantir ainda mais a nossa segurança. A verdade é que elas são difíceis de lembrar sem acesso a um gerenciador de senhas seguro. Mas logo as senhas podem ser uma coisa do passado. Apple, Google e Microsoft trabalharão juntas para expandir o uso de logins sem senha.
Em uma declaração conjunta as empresas se comprometeram a trabalhar juntas para expandir a disponibilidade de logins sem senha em todos os tipos de dispositivos. Assim, o futuro das senhas está comprometido (e isso é uma coisa boa).
Reconhecimento facial e o uso de digitais podem ser as novas senhas
Os esforços giram em torno do padrão sem senha criado pela FIDO Alliance e World Wide Web Consortium. Apple, Google e Microsoft já oferecem suporte ao padrão em suas plataformas, permitindo que os usuários entrem em contas com diferentes métodos de autenticação biométrica, como o Touch ID.
As mudanças, que devem ser lançadas nas plataformas das empresas no próximo ano, significam que os usuários poderão acessar suas credenciais de entrada FIDO em muitos dispositivos, até mesmo novos. Assim, você não terá que se preocupar com o incômodo de fazer login em todos os aplicativos ao acessá-los pela primeira vez a partir de um dispositivo secundário ou completamente novo.
Em vez disso, você poderá usar o Face ID ou o scanner de impressão digital do seu dispositivo para acessá-los desde o início! Usar senhas para acessar suas informações ou contas, certamente ficará no passado, em breve.
Além disso, você também poderá usar a autenticação biométrica para fazer login em sites e aplicativos em um dispositivo próximo que não tenha essa opção. E, isso funcionará com qualquer dispositivo próximo, independentemente do navegador ou da plataforma do sistema operacional.
Sem senhas em todos os dispositivos
Mesmo que você precise fazer login em um laptop Windows, por exemplo, que não conte com um scanner de impressão digital, isso não será um problema, basta usar o scanner de impressão digital no seu telefone ou o Face ID no seu iPad Pro para fazer login.
Embora não tenha sido explicitamente confirmado, essas atualizações de login sem senha provavelmente serão lançadas como parte dos lançamentos do iOS 16 e macOS 13 da Apple e do Android 13 do Google ainda este ano, aponta o PhoneArena.
Uma versão futura do Windows 11 deve apresentar as mudanças também para os usuários da Microsoft.
Via: PhoneArena