Apple patenteia nova tecnologia Bluetooth

apple-patenteia-nova-tecnologia-bluetooth

Desde sua criação, que o Bluetooth tem facilitado a “comunicação” entre dispositivos. Entretanto, como qualquer tecnologia, tem suas limitações. Mas, a Apple acaba de patentear uma tecnologia Bluetooth que garante eliminar algumas limitações do Bluetooth.

Tecnologia Bluetooth melhorada

Em dezembro do ano passado, o chefe de acústica da Apple, Gary Geaves, em uma entrevista com o What HiFi (Via: PhoneArena) abordou como o Bluetooth poderia estar retendo os fones de ouvido da Apple, os AirPods.

Ele disse que a tecnologia sem fio é fundamental que o conteúdo seja entregue. No entanto, “coisas como a quantidade de latência que você obtém quando move a cabeça e, se for muito longo, entre você mover a cabeça e o som mudar ou permanecer estático. Isso fará você se sentir muito mal, então temos que nos concentrar muito em extrair o máximo que pudermos da tecnologia Bluetooth, e há vários truques que podemos usar para maximizar ou contornar alguns dos limites do Bluetooth”

Geaves disse ainda que seria justo dizer que “gostaríamos de mais largura de banda e… paro por aí. Gostaríamos de mais largura de banda”. Possivelmente relacionado a essa afirmação, uma nova patente da Apple, descoberta pela Patently Apple, surgiu.

A patente revela que a Apple está considerando implementar a transmissão de áudio óptico em uma das versões de seu próximo fone de ouvido AR/VR para combater as limitações de largura de banda do Bluetooth.

Mas o que é transmissão óptica de áudio?

A transmissão de áudio óptico é uma maneira de enviar dados de áudio por meio de um sinal óptico. Em um cenário mais convencional, essa tecnologia é utilizada ao lado de um cabo óptico, que transporta com segurança as informações da fonte até o receptor, por exemplo.

A Apple planeja utilizar essa tecnologia de uma maneira que exija que seja sem fio, pois o sinal é mostrado para viajar entre o fone de ouvido AR/VR e um par de Apple AirPods. No entanto, esta tarefa torna-se difícil sem o cabo para proteger o sinal de ser interrompido, lembra o PhoneArena.

No entanto, as coisas ficam mais fáceis com uma distância menor entre o transmissor e o receptor. Mesmo isso pode representar um desafio, no entanto, a Apple adicionou o Bluetooth em sua patente, o que provavelmente ajudaria em situações em que o sinal óptico fosse interceptado.

Embora tudo isso pareça legal e empolgante, lembre-se de que poucas patentes chegam a um produto real. Esperamos que a Apple a implemente e eleve o Bluetooth a outro patamar.

Via: PhoneArena

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile