A Apple logo após publicar o relatório do segundo trimestre fiscal bombshell, ontem, a organizou a tradicional teleconferência e houve grandes notícias da empresa. Ficou explícito que a Apple prevê escassez de iPad ainda este ano.
De acordo com o AppleInsider, o CEO Tim Cook disse aos que ouviram a teleconferência que poderia haver problemas de fornecimento relacionados ao iPad e ao Mac durante o segundo semestre deste ano. O executivo lembrou que o problema será de oferta e não de demanda.
Quando questionado sobre como a escassez global de chips está afetando a Apple, Cook disse: “Esperamos ser limitados pela oferta, e não pela demanda”. A Apple já está sentindo o impacto da escassez de chips, reconheceu o CFO Luca Maestri. Enquanto Maestri disse que a Apple espera “forte crescimento de dois dígitos” ano a ano no trimestre atual, em uma base sequencial ele espera ver quedas maiores do que o normal na receita do segundo trimestre fiscal para o terceiro trimestre fiscal.
Quando questionado sobre quando a Apple poderia ver o fim da escassez de chips, que pode afetar o iPad, Cook disse que era difícil responder com uma boa resposta. “Para responder a essa pergunta com precisão, precisaríamos saber a verdadeira demanda de cada jogador e como isso muda nos próximos meses, por isso é difícil dar uma boa resposta”, disse Cook, acrescentando: “Temos um bom controle sobre nossa demanda, mas o que todo mundo está fazendo, eu não sei. Faremos o nosso melhor, isso é o que posso dizer.”
Comentário do CEO sobre as primeiras impressões do App Tracking Transparency
Durante a teleconferência, Cook também mencionou os primeiros comentários dos usuários sobre o recurso App Tracking Transparency (ATT), que estreou na última segunda-feira com a atualização do iOS 14.5. Com a ATT, os usuários são solicitados a aceitar se desejam continuar sendo rastreados por aplicativos de terceiros com a finalidade de receber anúncios online. Os usuários também podem optar por não serem rastreados, decisão que deve ser tomada por 68% dos usuários iOS.
O CEO Cook disse que o recurso ATT foi criado para que a Apple pudesse se levantar em nome de seus clientes. O executivo diz que o feedback tem sido “tremendo”, mas não pode dizer se a maioria dos usuários está optando por não ser rastreado.
Apesar da incerteza dos números, o presidente-executivo da Apple disse que, mesmo que apenas um pequeno número de pessoas usasse o recurso para não ser rastreado, valeria a pena. “A maioria das pessoas deve decidir por si mesma, quer queira ser rastreada ou não”, disse Cook, que apontou que o objetivo do novo recurso é colocar o usuário no controle, não a Apple ou terceiros.
Via: PhoneArena