Ardour 8.2 chega com muitas novidades

Ardour 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF

O software DAW (Digital Audio Workstation) de código aberto, gratuito e multiplataforma Ardour 8.2 agora está disponível para download. A nova versão do programa para trabalhar com áudio corrige muitos bugs e traz suporte para novos dispositivos, além de outras melhorias.

O Ardour 8.2 está aqui dois meses após o Ardour 8.1 para adicionar suporte para novos dispositivos, incluindo os controladores Novation LaunchPad X e LaunchPad Mini, bem como o dispositivo Solid State Logic UF8 USB MIDI / Mackie Control Protocol.

Alguns novos recursos estão incluídos nesta atualização da série mais recente do Ardour 8, ou seja, tupla de notas, um recurso que permite selecionar uma ou mais notas durante a edição MIDI e dividir cada nota em duas partes de tamanhos iguais pressionando as teclas “ ” quando trabalhando com ritmos complexos.

O processo pode ser revertido usando o Shift+Satalho do teclado e você também poderá juntar notas adjacentes selecionadas pressionando a tecla “”. Essa mudança foi inspirada em um recurso da próxima estação de trabalho de áudio digital Ableton Live 12.

O segundo novo recurso do Ardour 8.2 é uma opção de preferência do usuário sem estroboscópio que permite desativar todos os elementos “piscando” e “piscando” (por exemplo, relógios, botões piscantes, medidores, etc.) na interface gráfica do usuário do Ardour. Essa mudança foi projetada para aqueles com sensibilidade a esse tipo de entrada visual.

Ardour 8.2 chega com muitas novidades

Fora isso, esta versão altera a taxa de amostragem padrão para 48kHz, adiciona um botão “Mute” à visualização do gravador, melhora o desenho de linha reta para velocidade das notas, adiciona suporte para rastrear a visibilidade das interfaces gráficas do usuário para os plug-ins LV2 e mostra a duração da nota com cursor detalhado ao editar notas MIDI.

Ardour 8.2 chega com muitas novidades

Também melhora a inserção de mapas de tempo na posição correta ao importar mapas de tempo de arquivos MIDI padrão, adiciona a capacidade dos usuários limparem as informações de varredura para plug-ins LV2, otimiza as operações do mapa de tempo, melhora os scripts Lua e permite a reprodução mesmo quando não há o início/fim da sessão foi definido.

O suporte para arquivos MIDNAM Subsequent_37 também foi melhorado no Ardour 8.2, o que também melhora o suporte para o controlador do Console 1 e sistemas onde XDG_CONFIG_HOMEnão há um caminho absoluto. É claro que vários bugs também foram corrigidos, então confira as notas de lançamento para leitura extra.

O Ardour 8.2 está disponível para download como um tarball de origem no site oficial ou como um aplicativo Flatpak no Flathub. Os desenvolvedores também fornecem binários prontos para execução para sistemas GNU/Linux se você quiser apoiar seu trabalho.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile