Ardour 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF

Ardour 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF

O programa Ardour versão 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF. Esta versão implementa o manuseio automático do SIG32, o que facilita o uso do Ardour –gdb em sistemas Linux. Paul Davis anunciou o lançamento e a disponibilidade do Ardour 8.5. o programa é uma atualização de manutenção para esta poderosa estação de trabalho de áudio digital (DAW) de código aberto, multiplataforma e gratuita para sistemas Linux, Windows e macOS.

Chegando um mês e meio após o Ardour 8.4, a versão Ardour 8.5 está aqui para melhorar o suporte ao Linux, resolvendo uma falha relatada pelos usuários na versão 8.4 que ocorria sempre que uma caixa de diálogo de seleção de arquivos era aberta. De acordo com os devs, a falha foi desencadeada pela presença de certos arquivos de ícones. Além disso, esta versão implementa o manuseio automático do SIG32, o que facilita o uso do Ardour em sistemas Linux.–gdb.

O Ardour 8.5 também traz melhorias para o suporte à importação AAF, adiciona suporte para pitch bend ao Reasonable Synth, adiciona uma nova opção para habilitar a depuração G/YTK, adiciona ligações Lua adicionais para interpolação, adiciona ligações Lua para definir o intervalo de sessões e adiciona duas novas APIs Lua para definir as propriedades do plugin e do plugin de consulta.

Ardour 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF

Ardour 8.5 melhora o suporte à importação de Linux e AAF

A partir desta versão, o Ardour agora exibe linhas de grade para trigêmeos, quíntuplos e septupletos, adiciona suporte para localizar a nova posição de um único ponto de controle para tornar a hora/posição mais clara, adiciona nomes de bateria a arquivos MIDI MIDNAM gerais e usa a versão do arquivo de sessão como parte dos nomes de arquivos de backup na pasta de backup.

Vários problemas tiveram um solução no Ardour 8.5 para melhorar o encaixe de grades de fator 2x quintuplets e septuplets. Além disso:

  • suporte ao plugin VST3;
  • a opção septuplet quebrado;
  • adição de novas rotas na frente;
  • definição do nome correto do widget Timecode;
  • carregamento de sessões por caminho relativo;
  • e o controlador solo para o barramento do Monitor.

Confira as notas de versão para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta versão. Enquanto isso, você pode baixar o Ardour 8.5 como um tarball fonte do site oficial (requer compilação) ou instalá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub nos próximos dias.

9to5Linux