Embora a Intel seja bem conhecida – e considerada – como uma das principais contribuidoras do kernel Linux, além de ser uma participante significativa em muitos outros projetos de código aberto com suas inúmeras contribuições de software de código aberto ao longo dos anos, a Arm agora está tentando promover melhor seu suporte de código aberto e contribuições abertas. Assim, a Arm contribui para código aberto e adiciona suporte para Panfrost.
Arm escreveu um anúncio hoje descrevendo suas parcerias de código aberto expandidas e destacando alguns dos trabalhos que estão fazendo no mundo de código aberto.
Embora a Arm tenha apoiado o Collabora com o trabalho gráfico da Arm Mali na pilha de drivers de Lima desde 2020, eles agora estão anunciando que expandiram sua colaboração para incluir também o mais novo Panfrost driver de código aberto para os componentes Mesa e kernel no suporte às novas gerações de hardware gráfico Arm Mali. A Arm oferece suporte ao desenvolvimento do driver de código aberto Panfrost e garante que os clientes possam usar esse driver Linux, se desejarem.
Arm contribui para código aberto e adiciona suporte para Panfrost
Outros passos de código aberto que Arm está tomando incluem mais acessibilidade do desenvolvedor dentro do projeto Linaro, Arm fazendo mais para ajudar a comunidade Python de código aberto, vendo mais software embutido rodando no Arm, e a biblioteca RAN Accelerator Library “RAL” do Arm foi movida para sendo um projeto de código aberto para ajudar a infraestrutura 5G.Mais detalhes sobre esses últimos esforços de código aberto da Arm podem ser encontrados no anúncio da Arm.