A ARM anunciou seu primeiro processador Cortex-R de 64 bits com capacidade para Linux, que foi reservado para soluções de armazenamento. O processador Cortex-R é um chip projetado para habilitar uma nova geração de dispositivos de armazenamento que não apenas armazenará dados, mas ajudará a processá-los.
Esses dispositivos fazem parte de uma categoria emergente de hardware conhecida como armazenamento computacional.
ARM lança Cortex-R de 64 bits com capacidade para Linux
O chip da ARM promete fornecer um aumento de velocidade para cargas de trabalho sensíveis à latência, como aprendizado de máquina e aplicativos de análise em tempo real. Normalmente, a tarefa de armazenamento de dados e processamento é relegada a componentes separados dentro de um sistema. O disco ou unidade flash retém as informações enquanto um processador separado faz o processamento.
Os dados têm que viajar da unidade de armazenamento para o processador e voltar sempre que uma operação é realizada, o que cria atrasos que podem diminuir o desempenho.
O processador Cortex-R elimina esses atrasos para acelerar os aplicativos usando um controlador embutido em vez de um chip separado para processamento; e a unidade de armazenamento processa localmente usando seu controlador embutido. Um controlador é um minúsculo módulo de computação dentro de unidades flash e de disco que geralmente executa apenas tarefas de baixo nível, como escrever e ler dados.
O Cortex-R82 foi projetado para servir como controlador para dispositivos de armazenamento computacional. Ele está disponível como um design de chip que os fabricantes de hardware podem licenciar e personalizar com base em suas necessidades.
A ARM disse:
O poder de computação extra permite que o chip execute uma distribuição Linux completa, bem como aplicativos, tudo diretamente dentro de um drive de armazenamento.
Fonte: Fudzilla
Co-fundador da ARM diz que a aquisição da Nvidia seria um desastre