O sistema operacional Armbian 22.05 acaba de ser lançado com suporte para Orange Pi R1+ LTS. A comunidade Armbian anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Armbian 22.05 como o mais recente lançamento estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e sistemas x86.
O Armbian 22.05 está aqui três meses após o Armbian 22.02 e apresenta suporte para as placas Orange Pi R1+ LTS, Orange Pi 3 LTS, Radxa Rock 3A e Zero e ClockworkPi’s DevTerm A06. Além disso, possui suporte para a série de kernel Linux 5.17 no kernel mvebu64 e UEFI EDGE, suporte para executar aplicativos x86_64 (64 bits), bem como suporte para o driver gráfico NVIDIA nas imagens de desktop x86.
Esta versão também melhora o suporte para as placas Orange Pi Zero 2, Odroid N2, Tinker Board, Allwinner A20 e Allwinner H5, melhora o suporte para os ambientes de desktop GNOME e Budgie, bem como o navegador da Web Chromium no Ubuntu 22.04 LTS. imagens, melhora o driver sem fio Realtek RTL8822BS para kernel Linux 5.15 LTS, resolve problemas de oscilação de HDMI e melhora o suporte ao Docker.
Armbian 22.05 lançado com suporte para Orange Pi R1+ LTS
O suporte para o SoC RK3328 também foi aprimorado para trabalhar com o kernel Linux 5.10, o suporte SATA foi corrigido para placas Banana, melhora o suporte para a família de dispositivos Marvell A3700, adiciona monitoramento de temperatura para o Jetson Nano Developer Kit, adiciona o emulador Box86, e atualiza os patches u-boot para o controlador JetHub D1.
O changelog completo está disponível aqui para mais detalhes sobre as mudanças implementadas no Armbian 22.05, que você pode baixar para o seu dispositivo agora mesmo no site oficial. Com este lançamento, os desenvolvedores lançaram um apelo à ação para que a comunidade os ajude a manter certas compilações do Armbian.
Acreditamos que estamos em um ponto de inflexão, onde, para avançar e atender às necessidades da comunidade, a Armbian precisa fazer a transição para um novo modelo de negócios. Um em que o crescimento exigirá que adquiramos financiamento adicional antes que possamos resolver muitos dos problemas maiores.
Para aqueles que desejam contribuir com tempo, por favor, considere se tornar um mantenedor de um dos muitos conselhos que o Armbian apoia.
Via 9to5Linux