A distribuição Armbian Linux baseada em Debian para hardware ARM tem um novo lançamento que agora suporta o Ubuntu 20.10. Apelidado de “Tamanduá”, o lançamento de novembro de 2020 do Armbian Linux está aqui e chega cerca de três meses após a versão anterior, Armbian 20.08.
A maior novidade é o fato de que a maioria dos kernels suportados (exceto sunxi e mvebu) foi atualizada para a última e melhor série de kernel Linux 5.9. Além disso, esta nova versão principal atualiza o carregador de boot de código aberto U-Boot para dispositivos incorporados para a versão 2020.10. Porém, requer que os usuários o atualizem manualmente em suas instalações usando a ferramenta armbian-config.
E agora o Armbian 2020.11 apresenta suporte para a construção de imagens com base no sistema operacional Ubuntu 20.10 “Groovy Gorilla” mais recente da Canonical, usando as ferramentas de construção Armbian. O suporte é considerado experimental neste momento e apenas suportado pela comunidade.
Armbian Linux para dispositivos ARM suporta Ubuntu 20.10
Além disso, Armbian:
- suporta o mini PC Odroid-HC4 Home-Cloud que pode ser usado como um servidor de armazenamento conectado à rede (NAS) e o Rock Pi 4C SBC;
- adiciona suporte de som para o computador de placa única Odroid-N2;
- melhora a compilação de vários núcleos e HTOP config;
- e integra o script de mídia JMCC para habilitar a aceleração VPU.
- Também melhorou a confiabilidade do módulo eMMC do Helios64 e o suporte para os computadores de placa única Odroid-C4 e Rock64, que agora devem funcionar melhor com o Armbian.
Para uma lista completa de todas as correções de bugs e mudanças incluídas na versão Armbian 2020.11, verifique o changelog do GitHub. Versões futuras do Armbian se concentrarão em melhorar as imagens de desktop, habilitar a construção de ARM e ARM64 nativos e continuar a aprimorar a infraestrutura de download. Então, você pode baixar a versão Armbian 2020.11 agora mesmo do site oficial.