Assim como Microsoft, macOS também cria um subsistema para Linux

Assim como Microsoft, macOS também cria um subsistema para Linux
macos linux

O Windows Subsystem for Linux é um sucesso absoluto para quem pretende rodar vários sistemas Linux dentro do Windows. O projeto continua avançando e não param de surgir novos recursos todos os meses, graças a essa proximidade da Microsoft com o open source nos últimos anos. Agora, chegou a vez dos usuários do macOS da Apple também terem a chance de experimentar um sistema Linux de forma virtual. Assim como Microsoft, macOS também cria um subsistema para Linux.

Esse projeto completamente novo começou a dar as caras neste final de semana e é chamado de Lima. Ele quer dizer, literalmente, Linux-on-Mac. Apesar da coincidência de nomes, ele nada tem a ver com o projeto de engenharia reversa de código aberto Arm Mali de mesmo nome. Portanto, este é mais um esforço para ser como um “subsistema macOS para Linux” não oficial.

Assim como a Microsoft, agora o macOS também cria um subsistema para Linux

O Lima tenta ser como o WSL para Linux no Windows, mas em vez disso, é totalmente voltado para o macOS. Este projeto de código aberto não oficial, porém, é basicamente sobre girar máquinas virtuais Linux simples no macOS que são bem integradas ao ambiente do usuário com compartilhamento automático de arquivos e outros bits para uma experiência de usuário rápida, fácil e agradável.

Do mesmo modo, o Lima fornece compartilhamento automático de arquivos usando SSHFS reverso. Além disso, o QEMU está sendo usado com o acelerador HVF para virtualização e há encaminhamento de porta automático. Lima funciona para macOS em hardware Intel e ARM e Apple Silicon. Lima foi testado usando os hosts Fedora e Ubuntu.

De acordo com a página do projeto:

Lima lança máquinas virtuais Linux no macOS, com compartilhamento automático de arquivos, encaminhamento de portas e container.

Lima pode ser considerada uma espécie de “subsistema macOS para Linux” não oficial ou “contêiner para Mac”.

white_check_mark Compartilhamento automático de arquivos

white_check_mark Encaminhamento de porta automático

white_check_markSuporte integrado para containerd

white_check_mark Intel na Intel

white_check_mark ARM em Intel

white_check_mark ARM em ARM (não testado)

white_check_mark Intel em ARM (não testado)

white_check_mark Ubuntu

white_check_mark Fedora

Os interessados ??em conhecer mais sobre este projeto de código aberto podem visitar o GitHub.

Os avanços do WSL para Linux da Microsoft

Assim como a Microsoft, agora o macOS também cria um subsistema para Linux

Recentemente, a Microsoft lançou o WSLg Preview para suporte de aplicativo GUI com Windows Subsystem for Linux. Assim, passou a ter uma interface gráfica muito mais amigável para os usuários deste recurso. O WSLg é a primeira visualização pública disponível deste suporte de aplicativo GUI WSL2. Isso expande o trabalho de longa duração da Microsoft no subsistema Windows para Linux para permitir que aplicativos/cargas de trabalho GUI sejam usados facilmente. Isso também inclui a capacidade de usar a aceleração 3D nos aplicativos.