Um ataque DDoS atingiu o site da Fundação Nobel no dia da famosa premiação que ocorreu em 10 de dezembro de 2021. A informação só foi divulgada agora pela própria Fundação Nobel e o Instituto Nobel da Noruega.
O Nobel é um prêmio anual. Ele se divide em várias categorias, premiando, por exemplo, destaques mundiais nas áreas de física, química, fisiologia, medicina, literatura e , principalmente, da paz. Embora seja muitas vezes polêmico, é tido como particularmente benéfico para a humanidade.
A cerimônia do prêmio Nobel está sendo transmitida ao vivo de Oslo e Estocolmo e, como tal, os ataques DDoS podem interromper o feed de vídeo e possivelmente até manchar o prestígio da instituição.
Site do Prêmio Nobel é o principal alvo de ataque DDoS
Conforme revelado, o site da instituição foi atingido por um ataque DDoS (distributed negation of service). Este tipo de ataque sobrecarrega um site com altos volumes de tráfego “lixo” e um grande número de solicitações de conexão falsas.
Essa ação esgota os recursos do servidor disponíveis e torna o site incapaz de atender visitantes reais. Portanto, ele parece que ficou offline e então se diz que derrubaram o site.
“O ataque cibernético submeteu os sites a cargas extremamente altas e foi projetado para tentar impedir nossa capacidade de atualizar e publicar novas informações sobre o Prêmio Nobel e as conquistas dos Prêmios Nobel”, detalha o anúncio oficial.
A Fundação Nobel e o Instituto Nobel Norueguês, portanto, consideram isso um sério ataque ao Prêmio Nobel e o denunciaram à polícia para ajudar a gerar conscientização sobre esse tipo de ataque cibernético.
Até o presente momento, não se sabe quem poderia estar por trás desse ataque cibernético. No entanto, existem vários candidatos em potencial.
Ataque DDoS atingiu site da Fundação Nobel no dia da premiação e pode ser a mando de algum país
As críticas à Fundação Nobel são muitas, principalmente em relação aos critérios de premiação. Muitos países acusam a Nobel de favorecer determinadas nações, etnias e pessoas em detrimento de outras, o que configuraria preconceito preconceito e favoritismo. Portanto, a Fundação manteria, segundo esses países, uma postura injusta contra cientistas, dependendo da nacionalidade.
Por exemplo, a China, um país de 1,4 bilhão de pessoas, recebeu o prêmio apenas oito vezes, a Índia ganhou 12 vezes, a Rússia teve 32 vencedores e o Japão apenas 29. E o Brasil, apesar de configurar entre os maiores países do mundo, não recebeu nada.
Por outro lado, indivíduos dos Estados Unidos foram premiados 398 vezes, o Reino Unido recebeu 137 prêmios Nobel, a Alemanha recebeu o prêmio 111 vezes e a França teve 70 vencedores.
Além disso, o comitê de premiação do Prêmio Nobel foi criticado por excluir pesquisadores que tiveram contribuições importantes em estudos premiados ou ignorar descobertas pioneiras para premiar descobertas relativamente menores.
Portanto, os critérios seriam mais políticos que científicos na hora de dar a premiação. Assim, muitos desses países que se sentem discriminados podem ter incentivado o ataque.
Via BleepingComputer