Ativistas (incluindo a FSF) ajudaram a garantir uma nova rodada de isenções anticircunvenção DMCA!

ativistas-incluindo-a-fsf-ajudaram-a-garantir-uma-nova-rodada-de-isencoes-anticircunvencao-dmca

A Free Software Foundation traz boas notícias. A FSF foi uma das várias organizações ativistas que pressionam por isenções às regras anticircunvencionistas sob a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) que tornam ilegal a violação do Gerenciamento de Restrições Digitais (DRM), mesmo para fins éticos e legítimos. 

Segundo a fundação, eles ajudaram a conscientizar o público sobre um processo que muitas vezes é apenas uma conversa entre advogados e burocratas. No final da semana passada, existem agora várias novas isenções que ajudarão a aliviar alguns dos abusos agudos que o DRM inflige aos usuários. 

No entanto, a FSF já deixou claro que vai continuar pressionando. Isenções individuais e específicas não são suficientes. Toda a lei anticircuncional, segundo eles, precisa ser revogada. Além disso, a Free Software Foundation também agradeceu aos 230 indivíduos que co-assinaram seus nomes em apoio às isenções de maneira geral. Com isso, a FSF entendeu que, embora possa ser difícil, o ativismo anti-DRM produz resultados práticos.

Mas o que está acontecendo com DMCA?

Seção 1201 é uma das seções mais nefastas do DMCA. As disposições contidas em 1201 impõem penalidades legais contra qualquer pessoa que tente burlar o DRM em seu software e dispositivos ou, em outras palavras, qualquer pessoa que tente controlar esse software ou dispositivo por conta própria, em vez de deixá-lo para seus senhores corporativos. 

A seção 1201 pune aqueles que tentam estudar, consertar ou pesquisar dispositivos restritos a penalidades legais potencialmente graves. Algo que não ajuda em nada é a série intencionalmente complexa de obstáculos que cidadãos, pesquisadores e ativistas em todo o mundo são forçados a expressar sua objeção às regras anticircunvenção atuais ou a propor novas isenções. Esse pesadelo burocrático é a única maneira de fazer lobby por mudanças na Seção 1201, e o fato de que isso deve ser feito a cada três anos o torna recorrente. 

Foto reprodução: Free Software Foundation

Nada diminui o terror adicional de recebermos isenções de uso anticircunvento, mas sermos proibidos de compartilhar as ferramentas que tornam isso possível. É necessário o trabalho árduo de centenas de pessoas para garantir as isenções de uso anticircunvenção que já temos, e ainda mais trabalho para conseguir mais algumas. Ainda assim, graças ao apoio de cidadãos, ativistas e pesquisadores de todo o mundo, o US Copyright Office aprovou mais alguns , ao mesmo tempo em que demonstra as graves falhas do DMCA. Disse Greg Farough da FSF.

Nova rodada de isenções

Na cobertura da nova rodada de isenções anticircunvenção que vimos até agora, algo que se destaca é a aprovação do Copyright Office dos Estados Unidos para que usuários cegos quebrem as restrições digitais que impedem qualquer e-book de ser processado por um leitor de tela. Ao menos à primeira vista, parece uma grande vitória para todos que estão preocupados com a liberdade do usuário, mas um olhar detalhado revela algo mais sinistro, já que o Copyright Office dos Estados Unidos se recusou a tornar essa isenção permanente. A mensagem que isso envia a todos os ativistas pela liberdade do usuário, mas especialmente aos deficientes visuais entre nós, é: “estamos dando isso agora porque pareceria desumano de outra forma, mas esperamos que você se esqueça de lutar por isso mais tarde, então nós pode permitir que as empresas continuem a restringir você. “

A natureza extenuante das audiências de isenção anticircunvenção e do processo de comentários seria suficiente para esgotar qualquer pessoa, e é por isso que a FSF se sente grata vendo que as organizações que lutam pela liberdade do usuário têm um trabalho inter-relacionado. A campanha de trabalho da Free Software Foundation (FSF) pelo direito do usuário de usar, estudar, compartilhar e modificar o software executado em seu dispositivo deu total apoio sobre o direito de reparar o movimento.

É a fusão de grupos como esses que está “desbastando” a Seção 1201. Ao mesmo tempo, é revelador que todas as instituições ou populares, são forçados a lutar com unhas e dentes pelas escassas isenções que são concedidas, mesmo com uma base tão ampla de Apoio, suporte. 

As corporações que têm interesse no DMCA e no próprio Congresso estão satisfeitas com o status quo, mas não devemos nos contentar com patches em um sistema quebrado. O progresso incremental contra a Seção 1201 é, obviamente, uma coisa boa, mas não devemos perder de vista nosso objetivo como ativistas da liberdade do usuário: uma revogação completa da Seção 1201 e todas as outras leis que codificam ou exigem DRM. Continua Greg Farough

Defective by Design

A campanha Defective by Design assume uma postura radical quando se trata de DRM e das leis que a apoiam. A FSF acredita que eles não deveriam existir, sob nenhuma circunstância, e precisam da sua ajuda para apoiar esta missão. Todos os anos, é realizado o Dia Internacional Contra DRM (IDAD) para aumentar a conscientização pública e reunir ativistas anti-DRM de todo o mundo, mas é uma campanha que dura o ano todo na FSF. Se você quer para entrar na luta, aqui está o que você pode fazer para ajudar:

  • Junte-se a Free Software Foundation para o 2021 International Day Against DRM, que será realizado em 10 de dezembro deste ano, e participe de sua próxima reunião de planejamento comunitário em 10 de novembro;
  • Junte-se à lista de e-mail do DRM Elimination Crew para se manter atualizado sobre nosso trabalho contra o DRM;
  • Deixe-nos saber sobre seu próprio ativismo anti-DRM ou trabalho anticircunvento por meio de uma sessão no LibrePlanet 2022 ;
  • Ajude-os a melhorar e revisar o Guia para uma vida sem DRM

Fonte: Free Software Foundation

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.