Atualização de visualização do Windows 11 causa travamentos na barra de tarefas

Imagem com a logomarca do Windows 11

A Microsoft alertou os clientes ontem que a atualização de visualização não relacionada à segurança de maio de 2024 para o Windows 11 está causando travamentos e falhas na barra de tarefas.

Atualização do Windows 11 e os travamentos na barra de tarefas

A atualização opcional KB5037853 deste mês foi lançada na quinta-feira e corrige vários problemas do File Explorer e 32 outros problemas. Um dia após o lançamento desta atualização cumulativa, a Microsoft adicionou um novo problema conhecido ao documento de suporte KB5037853, confirmando que os usuários do Windows 11 22H2 e 23H2 podem enfrentar problemas na barra de tarefas.

Depois de instalar esta atualização, você pode enfrentar problemas ao usar a barra de tarefas. Você pode notar que a barra de tarefas apresenta falhas temporárias, não responde, desaparece e reaparece automaticamente.

Além disso, esse problema pode ser refletido no Visualizador de eventos com erro de aplicativo ‘Event ID 1000’ nos logs do Windows, listando ‘Explorer.EXE’ como o ‘nome do aplicativo com falha’ e ‘Taskbar.View.dll’ como o ‘módulo com falha nome’.

A atualização

A Microsoft também lançou ontem a atualização cumulativa opcional KB5037849 Preview para Windows 10 22H2. Esta atualização é afetada por quatro problemas conhecidos, incluindo dois problemas antigos em que o Copilot faz com que os ícones saltem entre as telas e não é compatível ao usar uma barra de tarefas vertical.

Os outros dois são a descoberta de nó do Microsoft Connected Cache (MCC) sendo interrompida ao usar a opção DHCP 235 e os usuários do Windows vendo erros 0x80070520 ao tentar alterar as imagens de perfil de suas contas.

Problemas da barra de tarefas corrigidos por meio da reversão de problemas conhecidos

atualizacao-de-visualizacao-do-windows-11-causa-travamentos-na-barra-de-tarefas

A Microsoft já corrigiu as falhas na barra de tarefas desencadeadas pela atualização de visualização do Windows 11 de maio de 2024 usando reversão de problema conhecido (KIR) para desfazer as atualizações defeituosas não relacionadas à segurança fornecidas por meio do Windows Update. Embora a correção possa levar até 24 horas para ser propagada automaticamente para dispositivos empresariais não gerenciados e de consumo, os clientes podem acelerar a implantação reiniciando seus dispositivos Windows.

Para resolver esse problema conhecido em dispositivos Windows gerenciados por empresas afetados, os administradores do Windows devem instalar e configurar uma Política de Grupo KIR. Após a instalação, a Política de Grupo pode ser encontrada em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Windows 11 22H2 KB5037853 240505_142035 Reversão de problema conhecido.

Para implantar a reversão de problema conhecido, você deve acessar a política de domínio ou a política de computador local em seu controlador de domínio por meio do Editor de política de grupo. A partir daí, você pode selecionar a versão específica do Windows que deseja atingir.