Avast fecha Jumpshot após venda de dados de usuários

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Depois de muita polêmica em torno da venda de dados pessoais dos usuários, a Avast desativa o Jumpshot alegando preocupações com a privacidade. A Avast é acusada de venda de dados do usuário a terceiros, que pode representar um risco para a privacidade do consumidor. Agora, o fornecedor de antivírus disse que a unidade não terá mais acesso às informações coletadas dos usuários a partir de produtos e serviços da Avast. Sendo assim, a Avast fecha por completo as atividades da Jumpshot.

O Jumpshot foi comprado em 2013 e começou no Avast como uma ferramenta de limpeza de PC. Os negócios da subsidiária mudaram para a análise de dados em 2015 e seu foco virou a inteligência de marketing com base na análise dos padrões e compras de gastos do consumidor on-line.

A Jumpshot supostamente tem acesso a informações de mais de 100 milhões de dispositivos.

Avast fecha Jumpshot após venda de dados de usuários

Uma investigação conjunta conduzida pela Motherboard e PCMagpublicada nesta semana, revelou que as informações coletadas pelo Avast dos usuários e entregues ao Jumpshot estão vinculadas aos indivíduos por meio de um ID único, em um esforço para deixá-los anônimos. Entretanto, é possível separar os dados e anular o anonimato dos usuários. Então, seria possível revelar sua identidade, rastreando sua presença on-line, hábitos de navegação e compras.

A Jumpshot vende dados compactados para clientes e profissionais de marketing. Assim, a idéia de que essas informações “anônimas” podem revelar os usuários do Avast gerou sérias preocupações com a privacidade e a confiança do consumidor.

É no mínimo contraditório que uma empresa como a Avast, prometendo vender segurança on-line aos usuários, esteja envolvida nisso. O escândalo foi prejudicial ao negócio. Como resultado, a Avast agiu rapidamente na investigação – com o CEO da Avast, Ondrej Vlcek, e o conselho de administração da empresa, decidindo parar completamente o Jumpshot.

Os produtos Avast não serão alterados e o Jumpshot atenderá seus vendedores e fornecedores até que a liquidação seja concluída. Os clientes da ferramenta de marketing foram solicitados a entrar em contato diretamente com a subsidiária. 

Centenas de funcionários terão que encontrar emprego em outro lugar

Em um post no blog, o CEO da Avast disse que as notícias recentes sobre o Jumpshot “feriram os sentimentos de muitos de vocês e levantaram, com razão, várias perguntas” e, como diretor executivo, ele se sente “pessoalmente responsável” pela turbulência.

Proteger as pessoas é a principal prioridade da Avast e deve estar incorporado em tudo o que fazemos em nossos negócios e em nossos produtos. Qualquer coisa em contrário é inaceitável, acrescentou Vlcek. Quando assumi o cargo de CEO da Avast há sete meses, passei muito tempo reavaliando todas as partes de nossos negócios. Durante esse processo, cheguei à conclusão de que o negócio de coleta de dados não está alinhado com o nosso prioridades de privacidade como empresa em 2020 e adiante.

O executivo parece enfatizar que a Jumpshot, tem posição como subsidiária da Avast. Assim, “opera como uma empresa independente desde o início”, com sua própria gerência e conselho de administração.

Os produtos criados pela Jumpshot ao longo dos anos foram baseados em feeds de dados da Avast. Apesar de tudo, a empresa garante que cumpriu as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR.

Embora a decisão que tomamos tenha um impacto lamentável em centenas de funcionários leais da Jumpshot e em dezenas de seus clientes, é absolutamente a coisa certa a fazer, disse Vlcek.

Fonte: ZDNet

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