A Microsoft acaba de anunciar a chegada do Azure Linux 2.0.20240403 e esta versão traz correções de segurança e outros patches. O Azure Linux da Microsoft, anteriormente conhecido como CBL-Mariner por sua distribuição Linux interna, está com uma nova versão. O Linux do Azure 2.0.20240403 foi lançado durante a noite e vem com várias atualizações de segurança e outras correções.
O Linux do Azure continua contando com a antiga série de kernel Linux 5.15 LTS, que viu vários CVEs corrigidos nas versões pontuais mais recentes. Além de muitas correções de segurança do kernel Linux, vários outros pacotes receberam atualizações em nome da segurança, incluindo PAM, WPA_Supplicant, ClamAV, Kubervirt, libvirt, Node.js, o X.Org Server, Ansible, Zstd, Python e vários outros pacotes.
Azure Linux 2.0.20240403 da Microsoft tem correções de segurança e outros patches
Esta nova versão do Linux do Azure também corrige um erro de instalação pkg de inicialização na nuvem, habilita sufixos de ccache e artefato para verificação rápida de RP, correção de reconstruções de cadeia de ferramentas para compilações delta, força o systemd coredump a usar compactação LZ4 e várias outras alterações,
Downloads e mais informações sobre a nova versão do Microsoft Azure Linux via GitHub.
UPower 1.90.4 corrige gravações excessivas de disco & alto uso da CPU
UPower como a camada de abstração para enumerar dispositivos de energia em sistemas Linux e permitir vários recursos de bateria / fonte de alimentação está fora com uma nova atualização de recurso.
UPower é muito útil para o desktop Linux moderno para esta evolução do DeviceKit-Power e antes disso HAL. Com UPower 1.90.4 são mais algumas adições que são benéficas para usuários de laptop e desktop Linux.
Mais notável, UPower 1.90.4 corrige um problema em torno de gravações excessivas de disco e uso da CPU. Este relatório de bug de quatro meses atrás observou altas gravações de disco do daemon UPower e que no período de 12 horas cerca de 7,5 GB de dados foram gravados no disco… O uso excessivo de gravações em disco e também o uso da CPU foram resolvidos por meio dessa mesclagem que chegou ao mês passado.
A correção é ignorar eventos desconhecidos de dispositivos e impedir a gravação do item de histórico com status desconhecido no arquivo. Em particular para alguns dispositivos Logitech, bem como outros dispositivos Bluetooth, o UPower pode acabar vendo um evento de bateria desconhecido a cada poucos segundos.
Por sua vez, isso fez com que muitos desses eventos desconhecidos se acumulassem nos arquivos de histórico do UPower armazenados no disco. Então, para evitar encher os dispositivos de armazenamento do usuário e também o uso excessivo da CPU, o UPower 1.90.4 lida melhor com as coisas.
Para aqueles que rolam sua própria compilação UPower, em vez de deixar sua distribuição Linux cuidar dela, pode encontrar os novos códigos-fonte em FreeDesktop.org GitLab.