Para quem procura ou precisa de um sistema operacional leve e funcional, o Linux Lite é, sem dúvida, uma das melhores opções. Portanto, a distribuição é excelente alternativa ao Windows para quem possui computadores menos potentes. No início de 31 de maio de 2020, o criador do Linux Lite Jerry Bezencon lançou o Linux Lite 5.0 “Emerald” mais rico em recursos. Trabalhando no lançamento da próxima versão do Linux Lite 5.2, Jerry Bezencon disponibilizou sua primeira versão de teste para download. Então, baixe e teste para ver quais são os novos recursos e atualizações que virão no novo Linux Lite 5.2.
Baixe e teste o novo Linux Lite 5.2 RC-1: o que há de novo?
A nova v5.2 é construída usando o Ubuntu 20.04.1 mais atualizado e vem com kernel Linux 5.4.0-48. Como na v5.0 anterior, o Linux Lite adicionou uma nova entrada à lista do menu de inicialização para OEM (fabricante de equipamento original), a nova v5.2 agora está focada na imagem do menu Grub. É por isso que ele deixou sua tela de boot clara durante a inicialização dupla.
Para facilitar ainda mais o gerenciamento do Firewall e do Lite Widget, a v5.2 tornou-o acessível diretamente do Gerenciador de Configurações.
Como a comunidade Lite sugeriu, o Lite Widget agora exibe o status da bateria do laptop.
Outra mudança importante que o Linux Lite 5.2 RC-1 incluiu é a remoção do Adobe Flash. Então, fique atento. A Microsoft e a Adobe, já anuncaram o fim do suporte ao Adobe Flash Player. Isso ocorre após dezembro de 2020.
Em relação às atualizações de software. A v5.2 RC-1 também atualizou seus aplicativos para as versões estáveis mais recentes:
- Firefox 80.0.1;
- Thunderbird 68.10.0;
- LibreOffice 6.4.5.2;
- VLC 3.0.9.2;
- e GIMP 2.10.18.
Além disso, a distro Lite também adicionou SimpleScreenRecorder, Zoom e Microsoft Teams ao Lite Software. Assim, se você estiver procurando por qualquer gravador de tela ou aplicativo de videoconferência, instale-o com apenas um clique de botões.
Veja outras mudanças adicionadas ao Linux Lite 5.2:
- Mais protetores de tela;
- Restauração da barra de tarefas adicionada ao Lite Tweaks;
- Remoção. de softwares e temas GTK2 obsoletos;
- Nove novos papéis de parede;
- Último tema do ícone do Papirus;
- Bug de notificações corrigido;
- Adição da verificação ortográfica ao LibreOffice (apenas nos EUA).
Por ser uma versão RC (Release Candidate), a v5.3 RC-1 tem como objetivo apenas o teste. Portanto, você não deve usar o Linux Lite RC-1 como sistema operacional principal ou secundário.