Categorias
Tecnologia

Basecamp lança Hotwire como alternativa ao JavaScript

O desenvolvedor David Heinemeier Hansson (DHH) e sua equipe de apoio não descansam. Depois de criar Ruby on Rails, Basecamp e lançar o HEY, serviço de e-mail conhecido por sua luta com a Apple para estar na App Store, eles agora lançaram Hotwire.

Como diz seu próprio site, é uma abordagem alternativa e de código aberto para construir aplicativos da web modernos sem usar JavaScript. Como faz isso? Pelo envio de HTML ‘over the wire’ em vez de JSON.

Uma parte fundamental do Hotwire é o Turbo, um framework com um conjunto de técnicas que aceleram as mudanças de página, enviando formulários. Além disso, permite dividir as páginas em componentes e atualizar a web parcialmente com WebSockets.

Basecamp lança Hotwire como alternativa ao JavaScript

Um dos problemas de depender tanto do JavaScript na web moderna é que os clientes perceberam que a necessidade de grandes cálculos computacionais com energia negativa e efeitos de desempenho no mundo móvel cresce enormemente. Para os sites que ainda precisam de JavaScript, eles têm o Stimulus.

Outros recursos

No site, o Turbo é descrito como “a velocidade de um aplicativo da web de uma única página sem a necessidade de escrever JavaScript” e é complementado por Turbo Drive, Frames, Streams e Native. O Drive acelera links e formulários, reduzindo a necessidade de recarregar as redes, enquanto o Frames divide as redes em contextos independentes que são mais fáceis de carregar.

A Basecamp também lançou Turbo Native para Android e Turbo Native para iOS. Assim, permite que a tecnologia Hotwire seja trazida para aplicativos híbridos que podem ser escritos uma vez e executados em sistemas operacionais e na web.

Essa tecnologia, que a princípio deveria tornar todo o carregamento muito mais rápido, como dizem no comunicado, é o que alimenta o HEY e, segundo alguns usuários do Reddité muito lento no dia-a-dia. Teremos que esperar para ver quais usos são dados ao Turbo e Hotwire em geral, sabendo, como dizem do Basecamp, que eles podem ser integrados com outras ferramentas que os desenvolvedores já utilizam.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile