O desenvolvedor David Heinemeier Hansson (DHH) e sua equipe de apoio não descansam. Depois de criar Ruby on Rails, Basecamp e lançar o HEY, serviço de e-mail conhecido por sua luta com a Apple para estar na App Store, eles agora lançaram Hotwire.
Hotwire aka NEW MAGIC is finally here: An alternative approach to building modern web applications without using much JavaScript by sending HTML instead of JSON over the wire. This includes our brand-new Turbo framework and pairs with Stimulus 2.0 ??? https://t.co/Pa4EG8Av5E
— DHH (@dhh) December 22, 2020
Como diz seu próprio site, é uma abordagem alternativa e de código aberto para construir aplicativos da web modernos sem usar JavaScript. Como faz isso? Pelo envio de HTML ‘over the wire’ em vez de JSON.
Uma parte fundamental do Hotwire é o Turbo, um framework com um conjunto de técnicas que aceleram as mudanças de página, enviando formulários. Além disso, permite dividir as páginas em componentes e atualizar a web parcialmente com WebSockets.
Basecamp lança Hotwire como alternativa ao JavaScript
Um dos problemas de depender tanto do JavaScript na web moderna é que os clientes perceberam que a necessidade de grandes cálculos computacionais com energia negativa e efeitos de desempenho no mundo móvel cresce enormemente. Para os sites que ainda precisam de JavaScript, eles têm o Stimulus.
Outros recursos
No site, o Turbo é descrito como “a velocidade de um aplicativo da web de uma única página sem a necessidade de escrever JavaScript” e é complementado por Turbo Drive, Frames, Streams e Native. O Drive acelera links e formulários, reduzindo a necessidade de recarregar as redes, enquanto o Frames divide as redes em contextos independentes que são mais fáceis de carregar.
Essa tecnologia, que a princípio deveria tornar todo o carregamento muito mais rápido, como dizem no comunicado, é o que alimenta o HEY e, segundo alguns usuários do Reddit, é muito lento no dia-a-dia. Teremos que esperar para ver quais usos são dados ao Turbo e Hotwire em geral, sabendo, como dizem do Basecamp, que eles podem ser integrados com outras ferramentas que os desenvolvedores já utilizam.