A Blender Foundation lançou o Blender 3.0 como a última versão estável deste poderoso software de computação gráfica 3D de código aberto e multiplataforma para plataformas GNU/Linux, macOS e Windows.
O Blender 3.0 é uma atualização massiva que introduz inúmeros novos recursos e dezenas de melhorias para o software de modelagem 3D. Uma grande mudança neste lançamento é o fato de que o Blender agora usa a próxima geração de gráficos Vulkan e API de computação por padrão para melhor desempenho gráfico com menor consumo de energia.
Blender 3.0 lançado como uma grande atualização cheia de novos recursos e melhorias
Outra grande mudança na série 3.x é a substituição do módulo BGL pelo módulo GPU. Além disso, o Blender’s Cycles recebeu uma grande reformulação que leva a um desempenho de renderização de GPU significativamente melhorado e interatividade no Blender 3.0.
A nova versão do Blender atualiza o tema padrão para celebrar a série 3.0, torna mais rápido a abertura de um arquivo blend vinculado a milhares ou mais blocos de dados da mesma biblioteca, suporta o carregamento de arquivos .blend compactados do Zstandard e melhora o desempenho ao editar grandes malhas.
O estilo visual dos painéis também foi atualizado, e há várias mudanças menores na interface do usuário para fazer o Blender oferecer uma IU consistente e de alta qualidade, bem como um fluxo de trabalho bem equilibrado em todas as plataformas suportadas.
O Blender 3.0 também adiciona suporte para 128 canais ao Sequenciador, move o Painel de Anotação para a nova guia Exibir no Editor de Clip, adiciona um método de correção de cor ASC CDL e um modo de substituição de transformação, adiciona uma nova opção “Bordas Soltas” para deixá-lo recolher apenas as arestas sem faces conectadas adicionam suporte para virar os lados em bifurcações da malha e há várias melhorias na ferramenta Knife.
Realidade virtual
Para VR (Virtual Reality), a nova versão atualiza o complemento VR Scene Inspection com um novo conjunto de funcionalidade baseada em controlador de VR, como a capacidade de visualizar controladores e navegar por uma cena em VR usando entradas de controlador. Além disso, profundidades de cor mais altas agora são usadas para imagens exibidas em VR, e há uma nova opção de sessão “Rastreamento absoluto” para pular desvios de olho.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Blender 3.0 traz suporte multi-frame para os operadores Reproject e Move to Layer, adiciona a habilidade de reordenar a lista de camadas de máscara, adiciona suporte para converter Texto em um objeto Grease Pencil, introduz uma nova opção para usar máscaras durante ver camada de renderização e traz um novo modificador de ponto-traço para gerar linhas de ponto-traço e atribuir diferentes materiais aos segmentos.
Outros recursos do Blender 3.0
O Blender 3.0 também inclui um novo editor chamado The Asset Browser, que promete tornar mais fácil trabalhar com ativos reutilizáveis. Ele oferece suporte a vários tipos de ativos, incluindo objetos, materiais, poses e mundos.
Além de 100 nós recém-adicionados, o Blender 3.0 estende os nós geométricos com um método re-imaginado para projetar grupos de nós, bem como um novo sistema de atributos e vários novos nós para interagir com curvas, dados, instâncias, texto, etc. , a maioria dos nós existentes recebeu melhorias.
Por último, mas não menos importante, o Blender 3.0 adiciona um sistema de coordenadas estável para composição usando um princípio de tela e adiciona suporte para todos os principais fabricantes de silício, incluindo AMD, Apple, Intel e Nvidia. Mais detalhes sobre as mudanças incluídas nesta atualização massiva estão disponíveis nas notas de lançamento completas (com exemplos).
Você pode baixar o Blender 3.0 agora mesmo do site oficial como um binário arquivado que você só precisa extrair em uma pasta para executar o Blender em sua distribuição GNU/Linux favorita. Se sua distro distribui o Blender em seus repositórios, você deve ser capaz de atualizar a partir de uma versão anterior nos próximos dias.
Via 9to5Linux