Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado

Blender 3.6 LTS adiciona suporte Light Trees em GPUs AMD e HW Ray-Tracing no Intel Arc
Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado

As mais recentes compilações diárias de desenvolvimento do software de modelagem Blender 3D permitiram suporte nativo para Wayland. Se tudo correr bem, a versão do Blender 3.4 que está chegando será enviada com este suporte nativo Wayland para Linux. Assim, o Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado.

Os desenvolvedores do Blender têm trabalhado no suporte nativo da Wayland para este software popular, dado que cada vez mais distribuições Linux estão enviando desktops Wayland por padrão. Este suporte wayland para Liquidificador depende da biblioteca libdecor.

Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado.

Recentemente, temos trabalhado no suporte nativo da Wayland no Linux. Wayland agora está habilitado para compilações diárias e se tudo correr bem, ele estará habilitado para a versão Blender 3.4 também. Se você é um usuário da Wayland, tente uma compilação recente.

  • A biblioteca .libdecor precisa ser instalada.
  • Para ver se a Wayland nativa é usada, verifique o respingo “Sobre” (acessado no menu do ícone “Blender”, no canto superior esquerdo). Você deve ver:
    “Ambiente de janelas: WAYLAND”.

Por favor, informe bugs para quaisquer problemas específicos wayland que você encontrar.

Por que Wayland?

Embora wayland exista desde ~2008 como um substituto para X11, é apenas recentemente que algumas distribuições Linux foram habilitando-o por padrão.

A longo prazo, o suporte nativo da Wayland deve nos dar a melhor experiência do usuário, permitindo que o Blender suporte recursos expostos pela Wayland sem ser limitado pela camada de compatibilidade X11.

Blender 3.4 terá suporte a Wayland ativado

Os desenvolvedores do Blender reconhecem que a Wayland deve, em última análise, dar aos usuários “a melhor experiência do usuário” uma vez que todo o código é concluído. Embora no momento os desenvolvedores ainda não tenham terminado o suporte ao HiDPI, suporte a tablets, manuseio de mouse 3D, deformação de cursor ou outros recursos.

Assim, com as mais novas compilações diárias, o suporte da Wayland está ativado e os desenvolvedores planejam enviá-lo habilitado para o Blender 3.4, a menos que quaisquer problemas desagradáveis aparecendo.

Mais detalhes sobre o suporte do Blender Wayland através deste post no blog.

Além disso, o Blender 3.4 está visando o lançamento no início de dezembro. O Blender 3.4 também está trazendo renderização sem cabeça para Linux, integração Intel OpenPGL, melhorias de desempenho para a Sculpt e muitos outros aprimoramentos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile