Não são todos os sistemas operacionais que podem ser executado em computadores antigos. No entanto, graças à comunidade Linux, que desenvolve várias distribuições leves, temos muitas opções. Entre elas, o Bodhi Linux pode ser considerado o melhor sistema operacional leve. Agora, o Bodhi Linux 5.1 está disponível.
Se você é muito novo no Linux, pode não ter ouvido falar sobre o Bodhi Linux, já que não há novos lançamentos há dois anos. Mas, alguns dias atrás, o Bodhi Linux lançou a nova versão v5.1, que agora suporta atualizações regulares do kernel e também o hardware mais recente.
A notícia é importante pois este é um projeto que parecia fadado a desaparecer, devido ao longo tempo sem desenvolvimento. Contudo, após a nova união de Rober “ylee” Wiley como desenvolvedor principal, o projeto acelerou o ritmo para continuar em seu próximo lançamento.
Bodhi Linux leve e baseado no Ubuntu 5.1
No blog mais recente, o Bodhi Linux anunciou a v5.1, que apresenta uma nova imagem ISO junto com outras versões já existentes. Se você não estiver familiarizado, o Bodhi Linux sempre veio em três variantes. Agora, a versão mais recente oferece quatro imagens: Standard, Legacy, AppPack e HWE.
Os sabores Standard e new Hardware Enablement (HWE) são principalmente para pessoas que executam um sistema operacional de 64 bits. Ambos podem suportar dispositivos de hardware da década passada. Da mesma forma, a única diferença entre o padrão e o HWE é a atualização regular do kernel.
Se você deseja que uma atualização do kernel desfrute de qualquer novo suporte de hardware, considere a edição HWE. Mas se você não está muito preocupado com o kernel, deve optar pelo lançamento padrão.
O Bodhi Linux AppPack é um sistema operacional baseado em sistema live que você pode conectar diretamente ao seu computador e executar os aplicativos padrão. O AppPack é uma versão estendida da edição padrão com mais aplicativos como o LibreOffice, gerenciador de pacotes, impressora, suporte a samba e muito mais.
Aí vem o sabor interessante do Bodhi Linux, Legacy. Se você planeja descartar seu computador de quinze anos, sugiro que você carregue o Bodhi Linux 5.1 Legacy e dê uma nova vida ao seu computador. Legacy é uma versão de 32 bits baseada no Kernel Linux 4.9.0-6-686 mais antigo.
Software e outros recursos
Você pode pensar que o Bodhi é leve, portanto não oferece muitos aplicativos. Porém, acredite, ele faz muito mais do que isso. O Bodhi Linux 5.1 inclui os aplicativos de produtividade mais comuns, como GIMP, LibreOffice, Mozilla e muitos mais.
Você também pode visitar o centro de aplicativos Bodhi Linux para instalar seu aplicativo favorito.
- Cliente de bate-papo – Hexchat, Pidgin
- Cliente de email – Clawsmail, Thunderbird
- Gerenciador de arquivos – Nautilus, PCManFM
- Jogos – Mines, Frozen bubble
- Editor de imagens – GIMP, Inkscape
- Matemática e Ciências – Geogebra, KAlgebra, Equate
- Multimídia – VLC, Handbrake, SMPlayer
- Ferramenta de sistema – Filezilla, GParted, Synaptic, Blueman
- Tema – Arc Dark, Pink, Japan, Radiance, Sunshine
- Cliente Torrent – KTorrent, Transmission
- Navegador da Web – Chromium, Firefox
Além disso, o Bodhi Linux possui seu próprio ambiente de desktop Moksha, um sucessor do desktop Enlightenment. Você também pode alterar o tema da área de trabalho, o ícone do tema do aplicativo ou adicionar vários gadgets na área de trabalho.
Como instalar o Bodhi Linux?
Sendo um sistema operacional leve, os requisitos de hardware são tão mínimos que quase todos os sistemas antigos ou modernos possuem pelo menos essas especificações.
Para baixar a imagem ISO de cada edição, você pode clicar nos botões abaixo ou ir para a página oficial de download:
Agora, para prosseguir, siga as instruções oficiais para iniciar o processo de instalação, conforme indicado aqui.