Brasil – Potência Digital ou Distopia Total

xr:d:DAFTVq2R0KQ:636,j:8196975656329686504,t:24040914
xr:d:DAFTVq2R0KQ:636,j:8196975656329686504,t:24040914

Com as cada vez mais aceleradas mudanças para um governo digitalizado, o futuro da nação não deixa muito espaço para outros resultados. Agora na posição de presidência do G20, o Brasil deve não somente acelerar a jornada pela melhora de problemas como a pobreza, segurança pública e saúde, como também tomar a liderança nos esforços para digitalizar o governo de forma eficiente.

O que é Digitalização Governamental?

Em termos simples, muitos problemas modernos já possuem soluções práticas, que poderiam ser facilmente implementada se todos os cidadãos fizessem parte de um único sistema digital de governança. Teoricamente, veja algumas funções do estado que poderiam ser melhoradas com implementação de tecnologia.

  • Sistema único de identificação;
  • Integração de identificação digital com transporte público;
  • Integração com sistema único de saúde (SUS);
  • Verificação de identidade como prevenção de fraude;
  • Implementação de reconhecimento facial de larga escala a fim de apreender fugitivos;

Estas são apenas algumas formas pelas quais a vida de todo cidadão poderia se tornar mais eficiente e segura usando um sistema de governo 100% digital. Clique aqui para descobrir mais detalhes.

Já estamos a caminho

Algumas tentativas de migrar na direção de um Brasil digital estão sendo implementadas com altíssimo grau de sucesso. Atualmente, quase todos os sistemas do governo brasileiro podem ser utilizados com um único login, o Gov.br. Este sistema unificado lhe permite algum grau de todos os benefícios anteriormente mencionados, como acesso à carteira do SUS, serviços do DETRAN, acesso à educação pública e muito mais. 

Além é claro da implementação relativamente recente do sistema de pagamentos direto Pix. Hoje em dia, o Pix é prevalente para a maioria da população, sendo cada vez mais preferido ao dinheiro vivo. 

Os Prós e os Contras

É claro, nem tudo são flores. Há um risco sério no desenvolvimento de tecnologia. Em suma, há duas formas pelas quais estes esforços podem acabar em desastre.

Inteligência Artificial

Enquanto alguns especialistas clamam que estamos a anos ou décadas do desenvolvimento completo de Inteligência Artificial Generalizada, a realidade é que algumas das mentes mais brilhantes do planeta estão 100% dedicadas a estes esforço.

Caso um sistema deste tipo seja criado, ele poderia facilmente obter controle de todos os sistemas unificados do governo. 

Agentes Maliciosos

Outra importante vulnerabilidade a se considerar, é a de ataques fulminantes por partes de outros governos ou grupos de hackers poderiam desestabilizar toda a nação. Por conta disso, o governo brasileiro precisa verificar detalhadamente todos os protocolos de segurança desenvolvidos. E perpetuar todos rigorosamente em cada um dos sistemas governamentais. Um ataque em larga escada a infraestrutura de um país 100% digitalizado poderia facilmente criar danos irreversíveis a sociedade.

O lado bom da moeda

Há é claro uma visão do futuro totalmente alternativa, e é nesta visão que o governo atual possui em sua árdua jornada pela modernização. Neste mundo ideal, o Brasil tem uma chance real de se tornar o que sempre lhe foi prometido, o país do futuro, uma superpotência global que supera a pobreza e as mazelas de seu passado, criando séculos de prosperidade para todos os seus habitantes e servindo de exemplo para seus parceiros internacionais. Não somente os que fazem parte do G20 e que estão também na corrida pelo próximo lugar ao sol da história, mas servindo de exemplo para todos as outras nações da América do Sul e da África, que sofrem até hoje com os resquícios da brutal exploração dos colonizadores. 

Qual a alternativa?

Para ir direto ao ponto, não é certo que haja uma. Pois qualquer resultado que não seja a digitalização colocaria o Brasil em uma desvantagem econômica e infra-estrutural profunda. Isto simplesmente não é aceitável para um país com uma população que já vive sobre a dura opressão do sistema atual. As pessoas querem vidas melhores, e não importa que os riscos sejam mais elevados, este é simplesmente o espírito humano.

O Grande Final

Em suma, o Brasil passou tempo de mais se focando em estabelecer algum tipo de ordem, e agora chegou a hora do progresso. É preciso aproveitar a oportunidade de se tornar um país que chega primeiro na revolução digital que será em breve o único meio de vida para cidadão de todos os países do mundo. Portanto, é necessário que o governo, neste busca, também faça pesados investimentos na prevenção de resultados catastróficos, assim como na integridade dos dados coletados nacionalmente.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile