Brave Browser vai usar HTTPS por padrão

Brave Browser vai usar HTTPS por padrão
Rival do Google Chrome, navegador Brave tem cada vez mais usuários

O popular navegador da Web com foco em privacidade Brave finalmente muda para HTTPS por padrão, chegando com a versão 1.5. Então, o Brave Browser vai usar HTTPS por padrão a partir das próximas versões do navegador.

No mundo em constante evolução da privacidade e segurança on-line, o navegador Brave deu um passo gigante para melhorar ambos os aspectos para seus usuários. Na próxima versão 1.50 do navegador Brave, a empresa planeja atualizar sites de HTTP para HTTPS. Deste modo, garante maior privacidade e segurança do usuário.

O que é HTTPS por padrão que terá no Brave Browser e como ele funciona?

O sistema HTTPS por padrão da Brave é uma nova forma de atualizar sites HTTP para HTTPS, exceto por uma pequena lista de sites incompatíveis. O sistema detecta automaticamente sites HTTP e verifica se eles estão na lista de sites incompatíveis. O Brave tentará atualizar a conexão para HTTPS para melhorar a segurança e a privacidade se o site não estiver na lista. O Brave voltará a usar HTTP para a conexão se a atualização não for bem-sucedida.

Navegador corajoso

Por que o Brave mudou de sua abordagem anterior?

As versões anteriores do Brave Browser dependiam de uma lista de atualização HTTPS fornecida pelo HTTPS Everywhere. A abordagem funcionou, mas tornou-se evidente que tinha duas desvantagens significativas ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, o EFF, o mantenedor da lista HTTPS Everywhere, decidiu encerrar a manutenção para ela, o que significa que a lista não foi mais atualizada. Em segundo lugar, a abordagem baseada em lista excluiu qualquer site que ainda usasse HTTP que não estivesse na lista.

A Brave mudou sua abordagem para HTTPS por padrão, ainda usando uma lista, mas agora apenas para sites incompatíveis. Esses sites têm problemas quando atualizados para HTTPS, e o Brave tenta atualizar todos os sites que não estão nessa lista para HTTPS se eles ainda usarem HTTP. A lista de sites incompatíveis é mantida pelo Brave no GitHub e inclui vários sites governamentais e educacionais, mas é relativamente curta, com apenas 112 entradas.

Engenheiros corajosos enfrentaram vários obstáculos durante o desenvolvimento do HTTPS por padrão. A maioria dos sites que oferecem suporte a HTTP e HTTPS usam o mesmo domínio, mas alguns não. Alguns sites usam subdomínios para sites seguros, enquanto outros podem usar nomes de domínio completamente diferentes. O fallback do Brave para HTTP garante que todos esses sites sejam carregados, tornando a experiência do usuário perfeita.

Como configurar

Você pode configurar o recurso nas configurações de Escudos no Brave 1.50 carregando-o diretamente na barra de endereços ou selecionando a opção:

brave://settings/shieldsMenu > Settings > Shields

Você pode baixar o navegador Brave usando a página abaixo. A versão 1.5 está planejada dentro de algumas semanas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile