Nem Google, nem DuckDuckGo ou qualquer outro mecanismo de pesquisa conhecido: a pesquisa padrão do navegador Brave agora é o Brave Search. Pelo menos desde março , os desenvolvedores haviam anunciado a novidade, ou seja, que teria o próprio motor de buscas. . Em março passado, o navegador Brave anunciou seu próprio mecanismo de busca, o Brave Search, também voltado para a privacidade, e antecipou sua intenção de lançá-lo no mercado ainda este ano. Desde junho, os usuários do navegador Brave têm acesso ao Brave Search em versão beta.
Agora, o seu lançamento é oficial e todos os novos utilizadores do navegador da marca terão este motor de busca por padrão. Isso é um golpe para os mecanismos de pesquisa concorrentes, já que o Brave Search agora substitui o Google entre os usuários nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. E substitui Qwant na França e DuckDuckGo na Alemanha. Isso significa que quando os usuários dos países mencionados fizerem sua pesquisa na barra do navegador, o mecanismo de pesquisa será o Brave Search.
A atualização de hoje para o navegador de desktop Brave (versão 1.31), o aplicativo Brave Android (versão 1.31) e o aplicativo Brave iOS (versão 1.32) oferecem automaticamente o Brave Search como mecanismo de pesquisa padrão para novos usuários nos cinco países mencionados. Obviamente, os usuários do Brave podem escolher facilmente uma opção de pesquisa diferente, se preferirem, gerenciando as configurações do mecanismo de pesquisa. O Brave Search também está disponível em qualquer outro navegador no endereço search.brave.com.
Brave Search é o novo mecanismo de pesquisa padrão do Brave, substituindo o Google e o DuckDuckGo. Planos para um futuro recente
A empresa afirmou que as mesmas medidas serão anunciadas em breve para outros mercados, de modo que o Brave Search como mecanismo de busca padrão para o navegador da mesma marca ainda não chegou à Espanha em seu primeiro lançamento.
Atualmente, o Brave Search não exibe anúncios, mas a versão gratuita do Brave Search em breve terá anúncios . O Brave Search também oferecerá uma versão Premium sem anúncios em um futuro próximo, de acordo com o anúncio oficial.
Quase 80 milhões de consultas mensais
Brendan Eich, CEO e cofundador da marca, disse que “Brave Search cresceu significativamente desde seu lançamento em junho passado, com quase 80 milhões de consultas por mês. Nossos usuários estão maravilhados com a solução de privacidade abrangente que Brave Search oferece contra os grandes tecnologias a serem integradas em nosso navegador “.
Lembre-se que como mixx.io publica o valor não é ruim, mas no momento é menos do que DuckDuckGo recebe em um dia: cerca de 100 milhões, e muito longe do nível do Google, cujo valor real é desconhecido.
Para a empresa, o fato de colocar o mecanismo de busca por padrão em seu navegador será fundamental para sua adoção . “A Brave Search atingiu a qualidade e a massa crítica necessárias para se tornar nossa opção de pesquisa padrão”, explicou o CEO.
Brave Search usa o Web Discovery Project para entregar resultados
O Brave Search vem da tecnologia Web Discovery Project (WDP), um sistema de preservação de privacidade para que os usuários contribuam anonimamente com dados para melhorar a cobertura e a qualidade do Brave Search, bem como sua independência e competitividade em relação às alternativas oferecidas pelos gigantes da tecnologia (ou Big Tech).
De acordo com informações da própria empresa, “o WDP é uma função opcional e protege a privacidade e o anonimato dos usuários por design, para que os dados fornecidos não possam ser vinculados a indivíduos ou seus dispositivos , e não possam ser vinculados uns aos outros. Por um usuário ou um conjunto de usuários “.
O WDP representa uma mudança fundamental na forma como um índice de pesquisa é construído para fornecer resultados relevantes aos usuários. De acordo com Brave, os provedores de busca Big Tech coletam dados de usuários sem avisar ou notificá-los, para aumentar continuamente seus índices.
Ao contrário desses provedores de pesquisa, o Web Discovery Project é projetado de forma que todos os dados recebidos não possam ser vinculados, impossibilitando a construção de perfis ou sessões de colaboradores do Web Discovery Project. Isso significa que não há dados que a Brave possa vender aos anunciantes ou entregá-los a agências governamentais, explicam eles.
Via Genbeta