BunsenLabs Linux Lithium lança versão estável

Distribuição leve BunsenLabs Linux Boron chega com base no Debian Bookworm

A distribuição BunsenLabs Linux Lithium finalmente lança uma versão estável após mais de dois anos em desenvolvimento. Este é um sistema operacional derivado do Debian GNU/Linux, focado na leveza proporcionada pelo OpenBox, uma continuação do aclamado CrunchBang Linux. Oanúncio oficial desta versão pode ser encontrado neste link.

O BunsenLabs Linux tem o prazer de anunciar Lithium, a versão mais recente do nosso derivado estável Debian (atualmente Buster). Os principais componentes incluem o gerenciador de janelas do Openbox, tint2, um painel altamente configurável e jgmenu, um substituto do menu do Openbox, apresentando a atualização automática do menu quando novos aplicativos são instalados e digite para pesquisar para encontrar aplicativos no menu.

Como esperado, o BunsenLabs Linux Lithium possui muitos itens, incluindo a capacidade de instalar a distribuição em computadores mais novos que usam o Secure Boot, uma nova aparência com um novo tema escuro com ícones Papirus coloridos por padrão e mais modularidade para o usuário personalizar completamente a distribuição de acordo com suas necessidades.

BunsenLabs Linux Lithium lança versão estável

BunsenLabs Linux Lithium lança versão estável.

Por exemplo, os usuários agora podem substituir o gerenciador de janelas Openbox padrão por outro ambiente de área de trabalho e manter muitas das configurações, como item de menu, vinculação de teclas e aplicativos iniciados automaticamente. Além disso, a sessão do BunsenLabs agora usa o jgmenu por padrão e pode coexistir com as sessões padrão do Openbox ou do Xfce.

Também novo nesta versão, há um novo script bl-exit simplificado e independente do init, o programa de saída padrão, um novo script de configuração do usuário bl que facilita a atualização dos arquivos de configuração do usuário, bem como um novo script localechooser isso pode ser útil para alterar o idioma do sistema quando você não estiver usando o LightDM GTK Greeter.

A seleção de software padrão também sofreu algumas alterações. Por exemplo, o emulador de terminal Terminator foi substituído pelo LXTerminal, o visualizador de imagens do Mirage agora é usado em vez do Ristretto, o LibreOffice Calc substitui o popular editor de planilhas Gnumeric e as ferramentas wireless-tools, inxi e lshw foram adicionadas. Você pode conhecer a lista completa de pacotes aqui .

Outras mudanças

  • Impressão aprimorada sem driver IPP;
  • gerenciador de temas BLOB aprimorado;
  • melhores combinações de teclas para o recurso de janela do Openbox;
  • suporte a Bluetooth;
  • e outros aprimoramentos no script de boas-vindas da primeira inicialização;
  • além de melhorias no monitor do sistema Conky e no painel Tint2.

Se você gosta de distribuições leves e deseja usar o Debian com o Openbox, vai adorar o BunsenLabs Linux Lithium. A distro inclui muitos ajustes interessantes.

A versão BunsenLabs Linux Lithium está disponível para download agora no site oficial.Então, lá é possível baixar duas versões. Uma ISO live de 64 bits e uma versão non-PAE mínima de 32 bits. Esta última pode ser estendida para o tamanho completo com a instalação do bunsen-meta-all ou bunsen-meta-lite metapackages.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile