Camada de compatibilidade entre plataformas do Wine 8.0 já está disponível!

Wine 8.8 lançado e começa a funcionar no suporte do módulo ARM64EC

A camada de compatibilidade entre plataformas e código aberto do Wine 8.0 passou mais de um ano em desenvolvimento. Mas, agora ela está disponível para download e possibilitará a execução de aplicativos Windows e videogames em sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris ou macOS.

Wine 8.0 e a nova camada de compatibilidade

A maior mudança no Wine 8.0 é a conclusão da conversão para o formato PE, que levou mais de quatro anos. Isso permite que os desenvolvedores criem todos os módulos do Wine no formato PE.

Criar módulos do Wine no formato PE é muito melhor, já que ele oferece muitos recursos excelentes, como proteção contra cópia, suporte para aplicativos de 32 bits em sistemas de 64 bits, depuradores do Windows, aplicativos x86 em sistemas ARM e muito mais.

O Wine 8.0 também vem com um syscall dispatcher especial que é usado para transições de PE para Unix para minimizar o impacto no desempenho da nova arquitetura, especialmente para as bibliotecas OpenGL e Vulkan.

Além disso, a nova versão do Wine também implementa thunks WoW64 para quase todas as bibliotecas Unix para permitir que um módulo PE de 32 bits chame uma biblioteca Unix de 64 bits.

Mais adições do Wine 8.0

O Wine 8.0 adiciona muitas otimizações à aceleração do mapa de streaming que resulta em um grande aumento de desempenho e apresenta um novo modo experimental WoW64 para iniciar o aplicativo de 32 bits quando o carregador Wine de 32 bits não é encontrado.

Além disso, ele implementa notificações de alteração de orçamento de memória de vídeo do adaptador, adiciona suporte para o renderizador Vulkan para configurar várias janelas de visualização e scissor rectangles, bem como para limitar o nível máximo de recurso Direct3D com base nos recursos Vulkan disponíveis e adiciona suporte para mais placas gráficas.

Novo compilador, desmontador e pré-processador HLSL foram implementados na biblioteca vkd3d-shader, uma nova Thread Pump D3DX 10 também está presente, a biblioteca auxiliar D3DX 9 recebeu funcionalidade de projeção cubemap e efeitos Direct3D 10 agora suporta mais expressões.

O Wine 8.0 também implementa o filtro do decodificador de áudio MPEG-1 para as camadas 1 e 2, bem como um filtro separado para a camada 3, além da estrutura multimídia GStreamer.

Ele também adiciona um filtro de leitor ASF, adiciona um filtro DirectShow no Renderizador de vídeo aprimorado, e melhora o suporte de hotplug do controlador e detecção de dispositivo de roda motriz.

Os controladores Sony DualShock e DualSense também são suportados nesta versão. Além disso, o Wine 8.0 habilita o tema Light por padrão para uma aparência mais moderna. O driver Vulkan foi atualizado para oferecer suporte às especificações Vulkan mais recentes até a versão 1.3.237. E, o Direct2D agora oferece suporte a efeitos, gravação e reprodução de listas de comandos.

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