Canonical lança MicroCloud para implantar sua própria “nuvem totalmente funcional em minutos”

Logotipo da Canonical, representando a empresa por trás do Ubuntu e de projetos como o Mir e o Wayland
Canonical traz OpenStack para nuvens de pequena escala

A Canonical lança MicroCloud para implantar sua própria “nuvem totalmente funcional em minutos”. A mais recente oferta de software anunciada pela Canonical com foco empresarial e suas esperanças de impulsionar o novo Ubuntu Pro e assinaturas de suporte é o MicroCloud. Seu software MicroCloud visa facilitar a implantação de uma nuvem privada que seja uma “nuvem totalmente funcional em minutos” no Ubuntu Linux.

MicroCloud baseia-se em sua ferramenta de infraestrutura de contêiner LXD, Ceph e OVN para construir uma solução baseada em nuvem privada de código aberto.

“A Canonical anunciou a disponibilidade geral do MicroCloud, uma solução em nuvem de código aberto e de baixo contato. MicroCloud faz parte do crescente portfólio de infraestrutura em nuvem da Canonical. Ele foi desenvolvido especificamente para clusters escaláveis ??e implantações de borda para todos os tipos de empresas. Ele foi projetado com simplicidade, segurança e automação em mente, minimizando o tempo e o esforço para implantá-lo e mantê-lo. Convenientemente, o suporte empresarial para MicroCloud é oferecido como parte da assinatura Ubuntu Pro da Canonical, com vários níveis de suporte disponíveis e com preço por nó.”

Canonical lança MicroCloud para implantar sua própria “nuvem totalmente funcional em minutos”

Eles estão promovendo suas próprias implantações de nuvem privada como sendo tão fáceis quanto um comando Snap:

Terminal
snap install microcloud lxd microceph microovn

MicroCloud baseia-se nesses componentes de software de código aberto e tem como objetivo fornecer uma implantação amigável ao cluster altamente disponível em minutos, via Snap fornece atualizações automáticas de segurança, suporta todos os recursos do LXD e é considerado facilmente replicado em escala. Além disso, o foco comercial da Canonical é promovê-lo com o Ubuntu Pro e outras assinaturas de suporte comercial.

A nova página do MicroCloud promove esse caminho de nuvem privada como “baixo contato, eficiente e confiável”. Mais detalhes sobre o MicroCloud no anúncio de agora. O código MicroCloud está hospedado sob uma licença AGPL-3.0 no GitHub. Lá está afirmado que o MicroCloud requer pelo menos três máquinas e atualmente pode ser dimensionado para até 50 máquinas.