A Canonical, ao que tudo indica, não planeja ativar o Wayland por padrão para o Ubuntu 20.04 LTS. Desde a curta duração da experiência do Ubuntu 17.10 GNOME + Wayland, a área de trabalho do Ubuntu ainda usa a sessão confiável do X.Org Server por padrão. Isso deve ser mantido no Ubuntu 19.04 que será lançado em breve. Além disso, o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 19.10 está em andamento. Portanto,dificilmente haverá qualquer mudança a este respeito do uso do Wayland por padrão.
Informação confirmada
De acordo com o site Phoronix, informações dão conta de que o X.Org será mantido nas próximas versões do Ubuntu. Para implementar o Wayland seriam necessários muitos testes que deveriam começar com o Ubuntu 19.10 antes da estreia na versão 20.04 LTS.
Portanto, se a Canonical planejasse o Wayland usado por padrão, eles precisariam fazer a mudança para o Ubuntu 19.10. Assim, fariam os testes mais difundidos à frente do Ciclo de suporte a longo prazo. No entanto, os engenheiros da Canonical acham que o suporte a Wayland não está maduro o suficiente para funcionar, no próximo ano, no Ubuntu 20.04 LTS.
Aplicativos não suportam o Wayland
Compreensivelmente, muitos aplicativos importantes ainda não suportam nativamente Wayland. É este o caso do Firefox Wayland, que já abordamos aqui e que só deve estrear no Fedora 31, no final deste ano, após vários adiamentos. A situação do navegador da web tem sido um ponto fraco neste avaço. Além disso, ainda há algumas lacunas na cobertura do NVIDIA Wayland. Do mesmo modo, a experiência de vários monitores com o GNOME no Wayland ainda tem alguns problemas de desempenho e outros os desafios restantes. Então, o Wayland ainda não oferece benefícios suficientes para o usuário, superando os riscos envolvidos.
Contudo, é possível, já a partir do Ubuntu 18.10 e em versões anteriores, mudar para a sessão do GNOME Wayland no desktop do Ubuntu. Porém, não busquem pelo Wayland-by-default até pelo menos o Ubuntu 20.10.
Para discutir este e outros assuntos, participem de nosso grupo no Telegram.