A Canonical, responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, quer melhorar o suporte Snap em distribuições Linux. Assim, tudo indica que 2024 pode trazer suporte aprimorado para o formato de sandbox/empacotamento do aplicativo Snap em distribuições Linux para melhorar a experiência geral desta alternativa Flatpak fora dos limites do Ubuntu.
O desenvolvedor Zygmunt Krynicki, que trabalhou na Canonical de 2012 até o final de 2020, compartilhou neste final de semana que está retornando à empresa para trabalhar no suporte de distribuição cruzada do Snap.
Zygmunt já havia trabalhado na Canonical no Snapd antes de deixar a empresa. Ele escreveu hoje no Fosstodon:
“Voltarei como desenvolvedor instantâneo no final deste mês. Meu foco principal será o suporte à distribuição cruzada. Ao contrário do passado, este será meu trabalho em tempo integral. Estou muito animado com o que está por vir para os snaps.”
Canonical quer melhorar o suporte Snap em distribuições Linux
Será interessante ver aonde esse trabalho leva para melhorar o suporte ao Snap nas distribuições Linux/fora do Ubuntu. Também será interessante ver se a Canonical consegue desviar o interesse do Flatpak nesses outros sistemas operacionais Linux.
De uma forma ou de outra, tempos interessantes virão. Com o Ubuntu 24.04 sendo um ciclo de suporte de longo prazo (LTS), a Canonical provavelmente investirá muito nos próximos meses para aprimorar melhor seu suporte Snap no Ubuntu e talvez veremos mais algumas melhorias de desempenho também, sendo essa uma das as maiores frustrações do uso atual do Snap em torno do tempo lento de inicialização do aplicativo e similares.