E a Canonical resolveu surpreender os usuários do Ubuntu e relança o Ubuntu Pro que está disponível nos aplicativos Software & Update no Ubunu 20.04 LTS. O Ubuntu Pro surgiu a partir de 2019 como uma versão “premium” do Ubuntu que não era para desktops comuns e sim para implementação na Amazon Web Service (AWS), atendendo às necessidades de clientes corporativos e de nuvem (sempre crescentes).Uma série de imagens “Pro” abrangendo várias versões LTS, desde o Ubuntu 14.04 LTS , foram disponibilizadas na AWS.
O banner não é uma tela irritante; você precisa abrir a ferramenta Software & Updates (que geralmente é chamada de utilitário ‘software sources’) e clicar na guia Livepatch para vê-la:
O Livepatch é o mecanismo de atualização de kernel sem reinicialização somente LTS do Ubuntu. O recurso é especialmente útil em situações em que é preciso reiniciar muitas máquinas ao mesmo tempo nas atualizações de segurança.
Canonical relança ‘Ubuntu Pro’ para usuários. No entanto, o que é o Ubuntu Pro?
Como já explicado, o Ubuntu Pro não é desenvolvido para usuários comuns que têm o Ubuntu para jogar no Steam. Trata-se apenas dessa oferta especial para clientes AWS. Porém, a partir de agora, vai atender também outros clientes fora desta plataforma.
Em 2020, a Canonical lançou o Ubuntu Pro para segurança e conformidade abrangentes para ambientes de produção do Azure e AWS, e agora está estendendo o Ubuntu Pro para estar disponível no local por meio de um programa beta. Este programa dará aos usuários do Ubuntu uma assinatura gratuita de um mês do Ubuntu Pro – por favor, registre seu interesse abaixo para saber mais.
“On-prem” é uma abreviação de ‘on-premises software’. Isso geralmente se refere a empresas, instituições de pesquisa e outros locais que executam pilhas de software críticas em suas próprias instalações físicas. Então, para falar de uma forma mais técnica, a maioria dos usuários tem o Ubuntu on-prem. Além disso, não é necessária essa proteção extra. Geralmente, o tipo de usuário do Ubuntu Pro é aquele que utiliza, por exemplo, tecnologias como OpenStack, Kubernetes, KVM/LXD e MAAS, ou atividades envolvendo Apache Kafka, MongoDB, Node.js, entre outros.
Além disso, o Ubuntu Pro não é gratuito. Porém, você pode ter até um mês do serviço de forma gratuita caso se inscreva no programa beta. No entanto, o valor só é revelado após concluir a inscrição.
Via OMGUbuntu