A crise provocada pelo coronavírus afetou empresas em todo o planeta. Porém, mesmo com a pandemia, algumas conseguiram se sobressair. É o caso da Canonical, que volta a lucrar depois de alguns anos e possui hoje mais de 500 funcionários. A grande maioria trabalha em casa, mesmo antes da grande paralisação provocada pelo vírus.
Assim, vemos que todo o ecossistema Linux está em franca expansão, a fabricante do Ubuntu teve um desempenho muito bom em 2020 e até aumentou seu quadro de funcionários para mais de 500. Além disso, conseguiu passar de uma perda em 2019 para um lucro em 2020.
Canonical resiste à pandemia e volta a lucrar contratando mais de 500 funcionários
O Canonical Group Limited apresentou recentemente seu relatório financeiro para o final do ano em 31 de dezembro de 2020. Embora os diretores reconheçam que a pandemia COVID-19 continua sendo uma preocupação, eles tiveram um bom desempenho durante 2020.
A Canonical Holdings Limited viu a receita crescer de $ 119M em 2019 para $ 138M em 2020. Enquanto a Canonical Holdings estava com um prejuízo operacional de $ 2M em 2019, durante 2020 isso mudou e terminou com um lucro operacional de $ 20M. O número médio de funcionários também aumentou de 473 em 2019 para 505 em 2020. No entanto, isso ainda está abaixo de seus mais de 700 funcionários anos atrás, quando buscavam implementar o Ubuntu Touch e suas outras ambições antes de demitir funcionários e se concentrar mais na empresa, IoT e nuvem operações comerciais.
Empresa cresceu durante pandemia
Em meio à pandemia, a Canonical não apenas obteve lucro, mas também expandiu suas operações. No lado mais restrito do Canonical Group, seu lucro operacional foi de $ 0,4 milhões para $ 5,3 milhões de dólares. Portanto, um resultado bem acima de qualquer expectativa para um momento de crise mundial.
No entanto, a Canonical está preocupada com a pandemia que está afetando alguns de seus clientes e, por sua vez, pode levar à redução das novas vendas. Entre suas previsões, no entanto, indicam que podem ver uma redução de aproximadamente 50% nas vendas que pode ser “sustentada confortavelmente” antes que precisem adotar novas medidas de corte de custos. Entretanto, felizmente, eles não acreditam que enfrentarão tais condições e mencionam especificamente os operadores de nuvem pública para ajudar a fornecer-lhes estabilidade econômica durante esta pandemia desafiadora.
Outras boas notícias para a Canonical
O mundo realmente dá grandes voltas. A então inimiga do código aberto e software livre Microsoft vai homenagear, nada mais, nada menos, que a Canonical, a empresa que desenvolve o sistema operacional Ubuntu Linux como uma das finalistas do Microsoft Partner of the Year em 2021.
Na verdade, este é mais um passo nesta direção. Por exemplo, o fabricante do Windows 11 oferece atualmente alguns de seus softwares populares para sistemas operacionais baseados em Linux, como o Windows Calculator e o navegador Edge baseado em Chromium. Sem mencionar que o Linux está essencialmente integrado ao sistema operacional de desktop da Microsoft graças ao Windows Subsystem para Linux.