CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho

CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho
CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho

Fundado há dois anos, o CentOS Hyperscale SIG foi criado por um grupo de engenheiros do Facebook, Twitter e outros hyperscalers. O objetivo foi o de fazer alterações opcionais no CentOS Stream para melhor adequar a distribuição do Linux às suas necessidades internas.

O esforço do CentOS Hyperscale está forte há dois anos na otimização do CentOS Stream para infraestrutura de grande escala com pacotes mais atualizados, apoiando a funcionalidade RPM Copy-on-Write com Btrfs e várias outras alterações.

CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho

CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho
CentOS Hyperscale SIG termina 2022 com muito trabalho

O grupo de interesse especial publicou seu relatório do quarto trimestre de 2022 com algumas das atividades do último trimestre, incluindo:

  • Eles têm trabalhado na atualização do systemd para o CentOS Stream 8 e o CentOS Stream 9. Atualmente, eles estão trabalhando para trazer o systemd 252.4 para os usuários do CentOS Stream Hyperscale.
  • Os membros do Hyperscale SIG também continuam trabalhando em sua versão modificada do kernel Linux 5.14 que é otimizado para seu uso.
  • Eles ganharam a capacidade de usar o KIWI para criar imagens do sistema operacional por meio do CentOS Build System.
  • Atualizações de pacotes foram disponibilizadas para zsh, fish, iperf3, dmidecode, fio, dwarves, kpatch, linuxptp e outros pacotes mais recentes sobre o que é oferecido atualmente no CentOS Stream.
  • Suporte para desabilitar RPMs selecionados de usar a funcionalidade de cópia na gravação do RPM.
  • Melhorias na documentação e adições ao seu site.
  • O trabalho planejado para o CentOS Hyperscale SIG está se movendo para uma nova instância do OpenShift, usando o CBS para construir suas imagens de rotação, enviando um QEMU atualizado dentro do EPEL e integrando as atualizações transacionais do Btrfs como um recurso opcional.

systemd

A versão mais recente no Hyperscale SIG é systemd 251.4 para CentOS Stream 8 e CentOS Stream 9. Ainda estamos trabalhando na atualização da política SELinux para a compilação Hyperscale e não recomendamos atualizar para systemd 251.4 se você precisar habilitar o SELinux.

No momento, estamos trabalhando na liberação do systemd 252.4.

Núcleo

A versão mais recente no Hyperscale SIG é 5.14.0-76.hs1.hsx para o CentOS Stream 8 e o CentOS Stream 9. Estamos trabalhando em um rebase para o kernel mais recente do CentOS Stream 9 e incorporamos suporte para construí-lo para o CentOS Stream 8 também.

Imagens de contêiner

Nosso pipeline de criação de contêineres é totalmente automatizado e as imagens de contêineres são criadas na infraestrutura CentOS OpenShift CI/CD e publicadas semanalmente no Quay.

Fornecemos as variantes CentOS Stream 8 e CentOS Stream 9 em quay.io/centoshyperscale/centos.

Imagens spins

Trabalhamos com o CPE para possibilitar o uso do KIWI para criar imagens do sistema operacional por meio do CBS. Isso agora está ativado no CBS para hiperescala. Durante os esforços para produzir imagens através do CBS, descobrimos que o Koji não importa grupos de ambiente . Estamos trabalhando para contornar esse problema em nossas descrições de imagem enquanto esperamos que isso seja corrigido.

A tarefa restante é descobrir como o pipeline de lançamento deve funcionar do CBS para os espelhos.

Atualizações de pacotes

Publicamos novos backports de zsh5.9, fish3.5.1, iperf33.11 e dmidecode3.4 para CentOS Stream 8 e CentOS Stream 9 com base no pacote do Fedora. Nosso fiobackport existente foi atualizado para 3.32 e no CentOS Stream 8 também atualizamos dwarvespara 1.24, alinhando-o com a versão presente no CentOS Stream 9 upstream.

kpatchcompilação em Hyperscale foi atualizada para 0.9.7, integrando várias melhorias upstream e suporte aprimorado para otimizações clang PGO.

Agora também fornecemos um backport linuxptpbaseado em um instantâneo git recente. Esta compilação também inclui vários patches desenvolvidos na Meta para suporte de hardware que estão em processo de upstream.

No repositório experimental, agora fornecemos um backport de snapper0,10 com base no pacote do Fedora.

Na frente de desenvolvimento, nosso pipeline CI para detectar atualizações de pacotes no CentOS upstream que substituiriam nossas versões e nos alertariam recebeu várias melhorias de confiabilidade e correções de bugs, e agora está rastreando o CentOS Stream 9 em paralelo com o CentOS Stream 8.

Pilha DNF/RPM com suporte CoW

A pilha Copy-on-Write foi reconstruída com base nas alterações de empacotamento mais recentes no CentOS upstream e adicionamos suporte para desabilitar RPMs selecionados de usar RPM CoW. O problema de compatibilidade que relatamos com alguns pacotes externos foi causado pela raiz e relatado, e implementamos uma solução alternativa para evitar problemas de conversão com cabeçalhos de assinatura não compatíveis.

Estamos no processo de retrabalhar o conjunto de patches CoW para lidar com o feedback upstream mais recente ; assim que a discussão for resolvida, publicaremos uma versão atualizada.

Mais detalhes sobre este último trabalho em torno do CentOS Hyperscale SIG podem ser encontrados no blog CentOS.org.