A Apple vem usando o mesmo processo de fabricação de 5nm para seus chips do iPhone há duas gerações e, se esses rumores se confirmarem, a terceira geração também acabará usando a mesma tecnologia. O chip A16 que moverá o iPhone 14 pode ter a mesma tecnologia do seu antecessor.
Um bom número de rumores apontou que a Apple pode estar planejando reconsiderar sua estratégia de chips para o iPhone. Ming-Chi Kuo, apontou que o roteiro público para os processos de silício da TSMC sugere que as fábricas de 3 nanômetros e 4 nanômetros não estarão prontas para produção em massa até 2023. Isso significa que o A16 pode usar o Processo de fabricação de 5 nanômetros do A15.
Chip A 16 será construído no mesmo processo do A15
Kuo disse anteriormente que o próximo chip A16 alimentará apenas o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max, enquanto os outros dois modelos da série, o iPhone 14 e o iPhone 14 Max, provavelmente usarão o chip A15, embora algum tipo de melhorias de desempenho pode ser possível. Mas como o chip A16 é mais uma vez dito usar a tecnologia de 5 nanômetros, não está claro o quão melhor ele seria do que o A15.
A mesma tecnologia de fabricação para processadores sucessivos geralmente restringe quaisquer melhorias no desempenho e eficiência de energia, mas o fato de que o A15 Bionic da Apple resultou em um desempenho 10% melhor, apesar de usar o mesmo nó de 5 nm que o processador A14 da geração anterior pinta um quadro favorável para o próximo chipset A16.
No entanto, há muito que a Apple pode fazer para obter melhores resultados de um chip de nova geração. Ele pode fazer pequenos ajustes aqui e ali e possivelmente usar um nome diferente para fins de marketing. Grandes mudanças só serão possíveis depois que o processo de fabricação for alterado.
Fabricação de 5nm
A Apple vem usando o mesmo processo de 5nm para seus chips do iPhone há duas gerações, algo incomum para a Apple, considerando que seu iPhone é deveria usar hardware de ponta para ficar à frente da concorrência.
O iPhone 14, dizem os rumores, incluirá quatro modelos, mas em vez do modelo mini, haverá o iPhone 14 Max, que terá o mesmo tamanho de tela do iPhone 14 Pro Max. Dizem que os modelos do iPhone 14 Pro vêm com uma tela sempre ativa pela primeira vez, além de câmeras melhores na parte traseira. Além disso, rumores também apontam que eles abandonaram o entalhe na tela em favor de um furo e recorte de pílula. Os outros dois iPhones serão mais ou menos iguais ao iPhone 13 com pequenas melhorias.
Via: IndiaToday