Chip (Cartão SIM) habilitado com Tor garante comunicação anônima

chip-cartao-sim-habilitado-com-tor-garante-comunicacao-anonima

Se você achou que iria ver a rede Tor sendo usada somente em navegadores ou computadores, se enganou. Um Chip para ser usado em smartphones, garante total anonimato total, eis que surge a Onion3G da Brass Horn.

Embora a tecnologia tenha facilitado a vida em geral, ela tornou as coisas muito menos privadas. Como resultado, você precisa ser mais cuidadoso quando estiver navegando online, pois é muito difícil manter a privacidade hoje em dia. É até possível que seu provedor de ISP ou VPN esteja mantendo um registro de tudo o que você faz online.

Então, como protegemos nossa privacidade online? A Brass Horns Communications, um provedor de serviços de internet sem fins lucrativos sediada no Reino Unido que se concentra em serviços de privacidade e anti-vigilância, tem uma resposta para isso. Atualmente, a empresa está testando um cartão SIM (Chip) que roteará seus dados automaticamente por meio do Tor, garantindo a privacidade online e evitando a vigilância.

Rede Tor

Para quem não sabe, o Tor (originalmente conhecido como The Onion Router) é um software gratuito que permite a comunicação anônima. Tor direciona o tráfego da Internet através de uma rede de computadores gratuita e operada por voluntários em todo o mundo, para ocultar a localização e o uso de usuários de qualquer pessoa que realize vigilância de rede ou análise de tráfego. Enquanto o Tor protege a privacidade do usuário, ele não esconde o fato de que alguém está usando o Tor. O método mais comum pelo qual as pessoas acessam o Tor é pelo Tor Browser Bundle no desktop, ou com o aplicativo Orbot no Android.

O fundador da Brass Horn, Gareth Llewelyn, disse ao site Motherboard que seu empreendimento é “colocar o dedo do meio na filtragem móvel, vigilância em massa”.

De acordo com o site de serviço Onion3G da Brass Horn , diz que “O projeto Onion3G é uma rede fechada entre seu dispositivo 3G/MiFi/modem e as pontes Brass Horn Comms Tor, isso pode fazer a coleta de Registros de Conexão à Internet menos eficazes ”.

Ele também revela que é um provedor de telefonia móvel mais seguro, pois emite apenas “endereços IP privados para pontos de extremidade remotos que, se vazados, não o identificarão nem à Brass Horn Communications seu atual ISP”.

Chip (Cartão SIM) Onion3G

O Chip (Cartão SIM) da Brass Horn Onion3G só tem conectividade 3G. Para usar este cartão SIM dedicado ao Tor, é necessário instalar o aplicativo Orbot no dispositivo. É importante lembrar que somente os aplicativos que possuem um recurso de proxy, como o Twitter, são compatíveis. Além disso, está disponível apenas para usuários do Android.

O cartão Tor-SIM custará £ 2,00 por mês para uma conta pré-paga. Além disso, será cobrado £ 0,025 por Megabyte (MB) utilizado pela rede. As recargas de crédito podem ser realizadas a qualquer momento usando um cartão de crédito como Visa, Mastercard ou criptomoedas como Bitcoin, ZCash ou Monero.

Prestação de serviço

Atualmente, o serviço é oferecido apenas no Reino Unido e é provável que seja disponibilizado ao público em 2019. Os interessados em participar da fase beta podem encontrar mais informações aqui. E não há nenhuma informação de que essa tecnologia estará chegando ao Brasil, que é um dos maiores consumidores de Chip (Cartão SIM) por pessoa, aqui os usuários possuem mais de 1 chip, o que pode ser muito interessante para este mercado que esta apenas começando, mas que precisa de testes.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.