Após o lançamento do Chrome 105 nesta semana que passou, o Google promoveu o Chrome 106 para seu canal beta. Sendo assim, o Chrome 106 Beta já possui algumas novidades e adiciona API pop-up e suporte ao leitor BYOB SerialPort.
Os testes do Origin permitem que você experimente novos recursos e dê feedback sobre usabilidade, praticidade e eficácia para a comunidade de padrões da web. Para se registrar em qualquer uma das avaliações de origem atualmente suportadas no Chrome, incluindo as descritas abaixo, visite o painel de avaliações de origem do Chrome.
Para saber mais sobre as avaliações de origem no Chrome, visite o Guia de avaliações de origem para desenvolvedores da Web. O Microsoft Edge executa seus próprios testes de origem separados do Chrome. Para saber mais, consulte o Console do desenvolvedor do Microsoft Edge Origin Trials.
O Chrome 106 Beta traz uma série de melhorias incrementais em relação ao Chrome 105, incluindo alterações como:
- Como uma avaliação de Origin, é uma API pop-up para criar elementos transitórios da interface do usuário que são exibidos sobre outros elementos da interface do aplicativo da web. Esta API Pop-Up destina-se a menus de ação, sugestões de elementos de formulário, seletores de conteúdo e outros usos semelhantes em que se deseja forçar a exibição de algo sobre todos os outros elementos;
- Suporte a iframes anônimos para carregar documentos em iframes de terceiros usando contextos novos e efêmeros;
- O suporte para a API JavaScript Intl.NumberFormat v3 com novas funções, modos de arredondamento e outras alterações;
- Suporte ao leitor SerialPort “Traga seu próprio buffer” (BYOB);
- Um evento de desenfileiramento para WebCodecs com as interfaces de codificação/decodificação de áudio/vídeo;
- Suporte de acesso à câmera raw WebXR.
Chrome 106 Beta adiciona API pop-up e suporte ao leitor BYOB SerialPort
Outros recursos nesta versão
Persistência de dicas de cliente no Android WebView
As dicas do cliente agora são persistidas no Android WebView, criando paridade com o restante da plataforma da web. Anteriormente, o WebView não persistia na lista de dicas de cliente solicitadas por uma página, portanto, o carregamento inicial de um site nunca incluiria dicas de cliente. Apenas sub-recursos em uma determinada página os receberiam. Isso prejudicou o uso do sistema Client Hints, que é capacitar os sites a adaptar o conteúdo ao agente do usuário. Para obter mais informações sobre dicas do cliente, consulte dicas do cliente HTTP.
CSS
interpolação de propriedades do modelo de grade
No CSS Grid, as propriedades 'grid-template-columns'
e 'grid-template-rows'
permitem que os desenvolvedores definam nomes de linha e acompanhem o dimensionamento de colunas e linhas da grade, respectivamente. O suporte à interpolação para essas propriedades permite que os layouts de grade façam uma transição suave entre os estados, em vez de encaixar no meio do caminho de uma animação ou transição.
Mais detalhes sobre as alterações do Chrome 106 Beta no blog Chromium.org. O ChromeStatus.com também tem mais detalhes sobre todas as alterações de recursos do Chrome 106 antes de seu lançamento estável no final de setembro.