Na última quinta-feira, a operadora de rádio ucraniana TAVR Media foi vítima de um ataque cibernético. Cibercriminosos hachearam estações de rádio ucranianas para transmitirem uma mensagem falsa de que o presidente Volodymyr Zelenskyy estava gravemente doente.
O objetivo do hack era espalhar a falsa informação de que o Presidente estaria doente. “Os cibercriminosos espalham informações de que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, está supostamente em terapia intensiva, e suas funções são desempenhadas pelo presidente da Verkhovna Rada, Ruslan Stefanchuk”, disse o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia (SSSCIP) em uma atualização.
Estações de rádio hackeadas da Ucrânia
A holding com sede em Kyiv supervisiona nove grandes estações de rádio, incluindo Hit FM, Radio ROKS, KISS FM, Radio RELAX, Melody FM, Nashe Radio, Radio JAZZ, Classic Radio e Radio Bayraktar.
Em um post separado no Facebook, a TAVR Media divulgou que seus servidores e redes foram alvo de um ataque cibernético e estava trabalhando para resolver o problema.
Além disso, a empresa também enfatizou que “nenhuma informação sobre os problemas de saúde do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy é verdadeira”. O hack, aparentemente, aconteceu apenas para espalhar a informação falsa sobre o estado de saúde do Presidente ucraniano.
Informações falsas divulgadas
Os relatos falsos, que foram transmitidos entre 12h e 14h, também levaram Zelenskyy a usar o Instagram, afirmando : “Nunca me senti tão saudável quanto agora”.
A proveniência da invasão ainda é desconhecida, embora vários atores de ameaças tenham capitalizado o conflito em andamento entre a Rússia e a Ucrânia para realizar uma enxurrada de ataques cibernéticos, com grupos de hackers tomando partido. No entanto, não sabemos os motivos por trás de divulgar em estações de rádio um estado falso de doença de Zelenskyy.
Em um desenvolvimento relacionado, a Equipe de Resposta a Emergências de Computadores da Ucrânia (CERT-UA) também alertou sobre documentos PowerPoint carregados de macros sendo usados para implantar o malware Agent Tesla visando organizações estatais do país.
A guerra de armas da Ucrânia tem feito muitas vítimas, assim como essa guerra cibernética é igualmente nociva. Os hackers que tomaram partido de ambos os lados, estão em guerra contra organizações e empresas contrárias.
Esse hack das estações de rádio ucranianas é apenas mais um ataque cibernético direcionado ao país desde que a guerra com a Rússia foi iniciada. Infelizmente, devemos ver ainda mais algumas notícias sobre ataques cibernéticos envolvendo os dois países, talvez até depois que tudo esteja resolvido, os ataques ainda continuem, pelo menos por algum tempo.