Cientistas desenvolvem primeiro sistema de criptografia 'inatacável' do mundo

Zoom adquire a startup de segurança Keybase para oferecer criptografia de ponta a ponta
criptografia

Os construtores do Titanic afirmaram que o mítico navio seria ‘impossível de afundar’ e nós sabemos como ele entrou para a história. Agora, pesquisadores da Universidade de St. Andrews alegaram ter desenvolvido um sistema de criptografia ‘inatacável’ que armazena dados na forma de luz. De acordo com a promessa dos cientistas, eles desenvolvem o primeiro sistema de criptografia ‘inatacável’ do mundo. Mas será mesmo?

O chip projetado pelos pesquisadores gera uma chave única quando os dados são enviados por ela. Os dados são armazenados como luz e passados através de um chip especialmente projetado que dobra e refrata a luz para embaralhar as informações.

Qual a mágica dos cientistas para desenvolverem o primeiro sistema de criptografia ‘inatacável’ do mundo?

O truque por trás da tecnologia é que a curvatura e a refração da luz são sempre únicas, pois dependem dos dados enviados pelo chip. Seria seguro dizer que o chip é uma realização física do mecanismo OTP, hoje popularmente usado para autenticar vários serviços.

Um artigo publicado na revista Nature intitulado “Criptografia perfeita de sigilo através da mistura de ondas caóticas em chips de silício irreversíveis com variação de tempo” diz que a nova tecnologia explora pacotes de ondas caóticos correlatos. Eles são misturados em chips de silício baratos e compatíveis com CMOS.

Os chips especialmente projetados podem fornecer 0,1 Tbit de teclas diferentes para cada mm do comprimento do canal de entrada.

Esquema de protocolo para geração perfeita de chaves de sigilo nos canais clássicos [Crédito: Nature.com]

De acordo com a professora Andrea Di Falco, da Escola de Física e Astronomia da Universidade St Andrews, “é o equivalente a ficar conversando com alguém usando dois copos de papel presos por barbante “.

Ele acrescenta:

Se você amassasse as xícaras ao falar, mascararia o som, mas a cada vez elas seriam esmagadas de maneira diferente para que nunca pudessem ser hackeadas. Esta nova técnica é absolutamente inquebrável.

Terá sido mesmo criada a criptografia perfeita?

A segurança do sistema de “criptografia perfeita de sigilo” é avaliada com base no princípio de Kerckhoff. Para impedir que um hacker obtenha informações sobre a chave trocada pelo usuário, a tecnologia usa a segunda lei da termodinâmica e a sensibilidade exponencial do caos.

Esta pesquisa propõe resolver o problema global de segurança cibernética e, se implementada adequadamente, pode deixar os criptomoedas sem emprego. Esperamos ver o chip sendo implantado no futuro para proteger os canais de comunicação.

Portanto, você pode ler mais sobre a pesquisa no artigo de pesquisa publicado em Nature.com.

Fonte: Fossbytes

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile