A rápida distribuição Clear Linux da Intel pode estar rodando dentro do seu carro. A verdade é que cresce o fascínio pelo desempenho da distribuição Clear Linux de código aberto da Intel. Ela oferece vantagens significativas de desempenho em relação a outras distribuições. Além disso, estão focados na segurança e oferecendo um conjunto diversificado de pacotes. Porém, muitas vezes surge a pergunta: quem usa o Clear Linux? Alguns argumentam que o Clear Linux é apenas uma demonstração de brinquedo ou tecnologia, mas na verdade é bem mais.
A Intel obviamente não publica sua lista de usuários para o Clear Linux. Contudo, nos últimos meses, vemos mais empresas admitindo que usam a distribuição para finalidades variadas em suas organizações. No início deste ano, na OSTS 2019, ouvimos falar de uma variedade de implantações do Clear Linux desde o Alibaba, passando da distribuição do CentOS para o Clear Linux, a Microsoft levando o Clear Linux para o Azure e o MontaVista, apoiando o suporte comercial à plataforma.
Clear Linux já é usado em alguns automóveis
Também ouvimos falar das implantações do Clear Linux para automóveis. No entanto, nada oficial até agora. Houve menções indiretas ao uso do Clear Linux para automóveis no passado – como na busca de fornecer tempos de inicialização extremamente rápidos. Essa apresentação, por exemplo, observou que é difícil exigir que uma câmera traseira funcione dentro de dois segundos após a ligação. Obviamente, eles não se importariam com os requisitos de câmera traseira para automóveis, a menos que estivessem atendendo a esse mercado. Da mesma forma, há outras menções sobre sistemas Clear e veículos/IVI no passado.
Agora o projeto ACRN da Intel,seu hypervisor leve de código aberto para IoT/edge computing, publicou uma peça interessante. Eles observaram como o hipervisor ACRN é usado em um processador Intel Apollo Lake no novo SUV da montadora chinesa Chery. Eles mencionam a pilha do sistema operacional e é uma combinação interessante: Clear Linux e Android 9.
De um único SoC da Apollo Lake, essa montadora chinesa está usando o Clear Linux para executar todas as tarefas básicas. Ao mesmo tempo, o Android 9.0 é o mais usado para compor a interface do usuário/infotainment é exibida no carro e interagindo com o usuário.
Certamente um caso de uso interessante e uma área sensível ao desempenho, onde muitos provavelmente não esperavam ver o Clear Linux.