Clonezilla Live 3.0.3 adiciona suporte para vários dispositivos LUKS, Linux 6.1 LTS

Clonezilla Live 3.1.2 vem com Linux 6.6 LTS e Memtest86+ 7.00

O Clonezilla Live 3.0.3 foi anunciado ontem por seu desenvolvedor, Steven Shiau. Essa é a terceira atualização de manutenção no Clonezilla Live 3.0, distribuição ISO de código aberto, gratuita e poderosa para partição e clonagem/imagem de disco Live. O Clonezilla é baseado nos repositórios Sid do Debian.

Clonezilla 3.0.3

O Clonezilla 3.0.3 está sendo lançado três meses após o Clonezilla 3.0.2 e eleva o kernel do Linux do agora obsoleto Linux 6.0 para o Linux 6.1 LTS suportado a longo prazo. Além disso, a ISO Live vem com o kernel Linux 6.1.11 por padrão. A partir desta versão, o Clonezilla Live agora suporta mkinitcpio no mecanismo de atualização initramfs ao restaurar sistemas Arch Linux e derivados. Essa nova versão também melhora o mecanismo LUKS para suportar vários dispositivos LUKS e não mais clonar dados de swap criptografados.

clonezilla-live-3-0-3-adiciona-suporte-para-varios-dispositivos-luks-linux-6-1-lts

Essa nova versão do Clonezilla 3.0 adicionou um novo programa chamado ocs-live-ver, que pode ser usado para mostrar a versão do Clonezilla Live atualmente em execução. Além disso, vários outros programas foram atualizados para suas versões mais recentes, como Memtest86+ 6.00 e Partclone 0.3.23.

Entre outras mudanças, o Clonezilla Live agora mostra a partição swap no menu de diálogo saveparts e adiciona um mecanismo melhor para lidar com ambas as formas de salvar a partição swap, que é manter UUID/label ou despejar por dd, adiciona uma opção para impedir –powersave offa settermtela blanking no console. Ele também adiciona a -j2opção no menu restoreparts e substitui o ocs-bttrackprograma por opentracker.

Correção de falhas

A nova versão do Clonezilla também corrige algumas falhas. Vários bugs foram corrigidos no Clonezilla 3.0.3 para melhorar a conversão de uma imagem de disco para o formato BT e para corrigir o pacote live-config para suportar o parâmetro “usercrypted”.

Você pode baixar a nova versão para todas as suas necessidades de clonagem/imagem de partição e disco. O Clonezilla Live oferece suporte a uma ampla variedade de sistemas de arquivos, incluindo EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS, FAT, NTFS, HFS+, UFS, minix e VMFS.

O Clonezilla também suporta LVM2, multicast, bem como arquiteturas de 32 bits (x86) e 64 bits (x86_64) para clonagem de sistemas GNU/Linux, macOS e Windows. O Clonezilla é um software gratuito e de código aberto para imagem e clonagem de disco. E sua mais nova versão já está disponível para download. Você pode baixar o Clonezilla 3.03 clicando neste link! Levando em conta que a última atualização saiu há três meses, uma nova só deve chegar em algumas semanas. Então, você pode baixar essa e contar com todas as adições e correções realizadas.