O sistema operacional Clonezilla Live acaba de anunciar uma nova versão que traz o Kernel 5.9 atualizado, além de várias outras mudanças importantes. O anúncio é do desenvolvedor do Clonezilla Live, Steven Shiau. Além dessas melhorias há muitas correções de bugs. O sistema tem por base o repositório Debian Sid de 2 de novembro de 2020.
Assim, o Clonezilla Live 2.7.0-10 é a primeira versão deste sistema para clonagem e tarefas de particionamento de disco a vir com a série do kernel Linux 5.9 mais recente por padrão. Então, o Clonezilla Live pode ser executado em um hardware mais novo.
Clonezilla Live traz kernel Linux 5.9 e outras mudanças importantes
Os principais aprimoramentos incluem novas ferramentas como:
- blktool;
- gpart;
- safecopy;
- scsitools e uuid-runtime;
- novas opções como –no-restore-mbr;
- –restore-raw-mbre;
- –no-restore-ebr;
- suporte para dispositivos de loop;
- a implementação de um parâmetro –rsyncable para salvar Zstd (ZStandard);
- suporte Zstd para clonagem de rede para compactar os dados;
- suporte para ocs-live-dev para criar arquivos zip de recuperação maiores que 2 GB de tamanho;
- e suporte para o idioma coreano.
O Clonezilla Live 2.7.0-10 também apresenta uma nova opção -rvd para a ferramenta ocs-onthefly para permitir aos usuários escolherem remover o sinalizador sujo em um volume NTFS no sistema de arquivos NTFS de origem antes de cloná-lo.
Além disso, a ferramenta ocs-onthefly agora pode usar o -np|–net-pipe PROGRAM em vez de -u|–use-netcat, o que torna mais fácil alternar e oferece suporte ao modo especial, e não permite mais discos sem partições como fonte.
Outras mudanças incluem as ferramentas ocs-expand-gpt-pt e ocs-expand-mbr-pt atualizadas com um novo prompt para a opção -icds de notificar o usuário quando o Clonezilla Live falha ao criar a tabela de partição em um disco menor.
Você pode baixar Clonezilla Live 2.7.0-10 para sistemas de 64 ou 32 bits agora mesmo se você precisar de uma ferramenta poderosa e independente para clonagem/imagem e particionamento de disco sem ter que instalar nada em seu computador. Acesse este link para baixar a nova versão.
Via 9to5Linux