Cloud Hypervisor 26.0 lançado com melhorias SMBIOS

Cloud Hypervisor 26.0 lançado com melhorias SMBIOS
Cloud Hypervisor 26.0 lançado com melhorias SMBIOS

O novo Cloud Hypervisor 26.0 lançado esta semana como a versão mais recente deste hypervisor baseado em Rust focado em atividades em nuvem e computação segura. O Cloud Hypervisor de código aberto começou como um projeto de software da Intel e continua a ser liderado por eles enquanto está sob a administração da Linux Foundation e continua a ver contribuições de empresas como Arm e Microsoft. Portanto, o Cloud Hypervisor 26.0 lançado com melhorias SMBIOS.

O Cloud Hypervisor 26.0 agora permite que o mesmo binário unificado dê suporte aos hipervisores Microsoft MSHV e KVM ao mesmo tempo. A alternância em tempo de execução entre esses hipervisores agora é suportada, em vez de ter que reconstruir esse software Rust ou alternar para um binário alternativo no sistema.

Cloud Hypervisor 26.0 lançado com melhorias SMBIOS

O Cloud Hypervisor 26.0 também possui melhorias no SMBIOS com a –platform e API agora permitindo suporte para fornecer strings OEM para configuração dentro do convidado, melhor manuseio dos recursos PCI Express e muitas correções de bugs diferentes.

Melhorias SMBIOS via --platform 

--platform e a estrutura de API apropriada ganhou suporte para fornecer strings OEM (usadas principalmente para comunicar metadados ao systemd no convidado) e suporte para especificar o UUID.

Suporte binário unificado para MSHV e KVM 

O suporte para os hipervisores MSHV e KVM pode ser compilado no mesmo binário com a detecção do hipervisor a ser usado em tempo de execução.

Correções de bugs importantes

  • O sinalizador pré-busca é preservado em BARs para dispositivos VFIO;
  • Os recursos PCI Express para funcionalidades não suportadas agora são filtrados;
  • O suporte ao ponto de interrupção do GDB é mais confiável;
  • SIGINTSIGTERM os sinais agora são tratados antes da inicialização da VM;
  • Correções de bugs de manipulação de vários loops de eventos da API;
  • Suposições incorretas na numeração da fila virtio foram abordadas, permitindo que o virtio-fs driver no OVMF seja usado;
  • Correção do cabeçalho do formato de arquivo VHDX;
  • O mesmo dispositivo VFIO não pode ser adicionado duas vezes;
  • As tabelas SMBIOS estavam sendo geradas incorretamente.

Suspensões de uso 

Os recursos obsoletos serão removidos em uma versão subsequente e os usuários devem planejar o uso de alternativas.

  • O nível kernelinitramfs os membros no VmConfig foram movidos para dentro de a PayloadConfig como o membro payload. O documento OpenAPI foi atualizado para refletir a mudança e os antigos membros da API continuam funcionando e são mapeados para a nova versão. A expectativa é que essas versões antigas sejam removidas na versão v28.0.

Remoções 

A seguinte funcionalidade foi removida:

  • O parâmetro poll_queue não utilizado foi removido --disk e equivalente. Isso foi residual da remoção do vhost-user-block.

Downloads e mais detalhes sobre a versão Cloud Hypervisor 26.0 via CloudHypervisor.org.