Após o Ubuntu 19.10 ‘Eoan Ermine’, a próxima versão do Ubuntu, como esperado, será baseada na letra “F”. Mas não será Feral Ferret, Famous Fox ou Finicky Falcon. Não, o Ubuntu 20.04 LTS tem o codinome de “Focal Fossa“.
É um título fabulosamente adequado.
Ubuntu 20.04 LTS: Focal Fossa
Então, a maioria de nós mal teve tempo de se engajar nos excessos exuberantes do Eoan Ermine e, no entanto, o desenvolvimento nunca para.
Conforme a convenção determina, cada codinome do Ubuntu combina um adjetivo e um animal (real ou não), de forma aliterativa.
E para o codinome do Ubuntu 20.04 LTS essa combinação é “focal” e “fossa” – mas o que essas palavras significam?
Bem, o dicionário disponível mais próximo me diz que “Focal” é um adjetivo relacionado ‘ao centro ou à parte mais importante’.
É um termo bastante adequado, já que o Ubuntu 20.04 é o próximo lançamento de suporte de longo prazo do Ubuntu, apoiado por 5 anos de atualizações na área de trabalho e 10 anos em Manutenção de Suporte Estendido, ou seja, a peça central do portfólio de software da Canonical.
Mas o que é uma fossa? Como isso se encaixa?
Zoólogos e observadores ávidos da National Geographic saberão que uma fossa é “um mamífero carnívoro semelhante a um gato” que vive em Madagascar.
O maior carnívoro de mamíferos de Madagascar – um lugar enorme, sem grandes feitos – a fossa é uma escolha inteligente para o novo codinome.
Como uma fossa, o Ubuntu é um jogador dominante; hábil; consciente e adaptável. Exatamente as qualidades que o próximo lançamento do LTS precisa.
O que esperar do 20.04 LTS?
As versões de suporte a longo prazo do Ubuntu são as mais usadas, desde desktops domésticos até nuvens de missão crítica. Estamos falando de milhões e milhões de usuários.
Como tal, estabilidade, previsibilidade e confiabilidade são fundamentais para a ética do LTS.
Portanto, isso significa que você não deve esperar que o Ubuntu 20.04 LTS introduza novos recursos importantes. Obviamente, haverá melhorias, mas o foco está em criar uma verdadeira base sobre a qual outras pessoas, empresas e serviços possam se apoiar.
O suporte experimental ao ZFS de Eoan provavelmente terá uma forma mais tangível; O GNOME 3.36 provavelmente constituirá a experiência principal da área de trabalho; e haverá novo kernel, aplicativos atualizados e melhor suporte de hardware.
Via: OMG! Ubuntu!