Jason Ekstrand, da Collabora, anunciou a chegada de um novo driver gráfico Vulkan para hardware NVIDIA chamado NVK, que será implementado na pilha de gráficos de código aberto Mesa. Sendo assim, ele estará disponível para que todos possam desfrutar.
Nos últimos meses, tenho trabalhado na escrita de um novo driver Vulkan de código aberto para hardware NVIDIA no Mesa chamado NVK. Este novo driver foi escrito principalmente por mim (Jason Ekstrand), junto com Karol Herbst e Dave Airlie na Red Hat. Nos últimos dois meses, começamos a receber alguns commits aqui e ali do pessoal da comunidade e espero que o envolvimento da comunidade só aumente daqui para frente.
Como se sabe, as GPUs NVIDIA não recebem suporte suficiente da comunidade Linux e Open Source. Pelo menos isso não ocorria até que a NVIDIA finalmente decidiu abrir seus drivers gráficos. O driver Nouveau de código aberto não possui novos recursos e suporte de hardware, pelo menos em comparação com os drivers de código aberto disponíveis para GPUs AMD e Intel.
Collabora anuncia novo driver Vulkan NVK
É aqui que o NVK entra em cena, escrito quase inteiramente do zero por Jason Ekstrand da Collabora, bem como por Karol Herbst e Dave Airlie da Red Hat, usando os novos cabeçalhos oficiais da NVIDIA. O NVK pretende ser o novo driver Vulkan de referência para hardware NVIDIA e será lançado com uma próxima versão da pilha de gráficos Mesa.
A triste realidade é que, enquanto os novos drivers originais foram escritos por alguns engenheiros incríveis e eram de última geração há uma década, eles ficaram para trás nos últimos anos”, disse Jason Ekstrand. “Um dos meus objetivos pessoais para o NVK é que ele se torne o novo driver Vulkan de referência no Mesa. Para esse fim, estou construindo o NVK com todas as melhores práticas que desenvolvemos para os drivers Vulkan nos últimos 7,5 anos e tentando manter a base de código limpa e bem organizada.
O NVK está em desenvolvimento nos últimos dois meses e atualmente vem com um conjunto muito básico de recursos e suporta NVIDIA Turing e arquiteturas posteriores. O suporte para as arquiteturas de GPU NVIDIA Kepler, Maxwell e Pascal também está chegando, espero que antes de estar pronto para implantação em massa em uma próxima versão do Mesa.
Mas, se você não pode esperar até que o NVK chegue às ruas, você pode tentar agora mesmo puxando e compilando o branch nvk/main do projeto nouveau/mesa. Se você experimentá-lo, seus criadores agradecem qualquer contribuição das comunidades Open Source e Linux, então basta acessar a postagem do blog de Jason Ekstrand para obter mais detalhes sobre isso.